Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Especialista pede mais recursos para hemodiálise

Agência Câmara - 05 de abril de 2005 - 15:31

O presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes, José Aloísio Vieira, defendeu, há pouco, o reajuste no repasse de verbas para o tratamento de doentes renais crônicos no Brasil. Ao participar de audiência da Comissão de Seguridade Social e Família, ele apresentou estatísticas sobre a qualidade da hemodiálise no País e afirmou que, em cinco anos, o número de pacientes dessa modalidade de tratamento deverá dobrar. O aumento, segundo ele, será causado pela elevação dos índices de obesidade, hipertensão e diabetes, entre outras doenças.
Vieira disse ainda que é preciso haver uma política de financiamento da hemodiálise, pois atualmente os repasses de verbas às clínicas atrasam de 30 a 60 dias, e a carga tributária já alcança 14% do faturamento dessas clínicas.

Política de financiamento
O presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Pedro Gordan, também defendeu a criação de uma política de financiamento para a área, de modo a assegurar a dignidade dos nefrologistas. Ele afirmou que, em caso de dúvidas sobre a veracidade dos dados estatísticos a respeito da hemodiálise, o Governo deveria investigar. Assim, na avaliação de Gordan, poderia comprovar que não há lucro excessivo por parte das casas de saúde.

A audiência para debater a situação da hemodiálise no Brasil foi solicitada pelo deputado Rafael Guerra (PSDB-MG). O evento prossegue no plenário 7.

Reportagem - Adriana Resende
Edição - Pierre Triboli

SIGA-NOS NO Google News