Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: especialista orienta práticas para combater doenças nos ossos

Mundo Fitness

Governo de MT - 01 de abril de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: especialista orienta práticas para combater doenças nos ossos

Uma alimentação rica em cálcio e a prática cotidiana de atividades físicas são fundamentais para a prevenção de problemas nos ossos. A orientação é do ortopedista credenciado ao Mato Grosso Saúde, Rodrigo Florêncio, que alerta para a maior incidência de doenças, como osteoporose, em idosos.

“Tanto homens quanto mulheres passam por alterações hormonais que favorecem a perca cálcica, que ocorre quando o cálcio deixa o osso e vai para a corrente sanguínea”, explica o ortopedista, pontuando que os casos devem ser combatidos com reposição hormonal sob orientação médica e a adoção de atividade física para combater o sedentarismo, responsável por deixar a parte óssea e muscular enfraquecida.

“Devemos todos fazer atividade física, buscando análise criteriosa de um profissional da cardiologia e da ortopedia para que não surjam outros problemas como impedimentos, riscos de lesão ou doença ortopédica. Um check-up é mandatório”, afirma o médico, incisivo.

Rodrigo Florêncio observa que as pessoas, na atualidade, têm uma vida diária corrida, dividida entre os afazeres domésticos e o trabalho, fazendo com que se esqueçam de si mesmas para se entregar a outras atividades.

“Não podemos permitir que isso aconteça e se perpetue. Os exercícios fortalecem a parte muscular, tonificam o corpo, emagrecem, principalmente se for associado a dieta, e, na faixa etária acima dos 60 anos, trazem potência muscular, elasticidade, melhora do equilíbrio, flexibilidade, potência, diminuição de dores, menos riscos de queda e consequentemente de fraturas”, pontua o ortopedista.

Já no período laboral, é importante que as pessoas se atentem à postura no local de trabalho. “Muitos passam várias horas sentados ou em pé e isso pode trazer consequências. Hoje em dia há empresas que têm essa preocupação com o colaborador, desenvolvendo programas de alongamento, pausas para ginástica laboral, e orientações de como se postar para não vir a ter dor”.

Na hora de dormir

O mercado oferece uma infinidade de marcas e tipos de colchões e travesseiros e há um grande apelo comercial em torno destes produtos. O ortopedista orienta que cabe ao cliente escolher um colchão que esteja relacionado com o seu peso e sua altura, nem muito mole, nem muito duro.

“Com relação ao travesseiro, evitar aqueles muito altos, porque deixam a musculatura muito tensa, podendo ocasionar dores na coluna cervical e na cabeça. O correto é deitar de lado com o travesseiro na cabeça e outro no vão das pernas. Nessa posição a coluna fica alinhada, não fica torta e as pessoas dormem melhor e previnem dores”, conclui o especialista.

Dia do Ortopedista

Em 19 de setembro é comemorado o Dia do Ortopedista, data criada em homenagem à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, fundada em 19 de setembro de 1935. Os ortopedistas surgiram para melhorar a qualidade de vida das pessoas, buscando desenvolver técnicas que ajudem a corrigir algumas deformidades, aliviar dores e deixar o corpo o mais saudável possível.

O médico ortopedista é o responsável por esta complexa especialidade, que abrange cuidados com os ossos, articulações, músculos e ligamentos.

SIGA-NOS NO Google News