Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/01/2015 12:08

Especialista ensina como se proteger de uma tempestade com raios

Dourados Agora

O Brasil é o campeão mundial de raios. São aproximadamente 50 milhões de descargas atmosféricas por ano.

Em 2014, estima-se que 99 pessoas morreram vítimas de raio no país, o mesmo número de 2013. Foram 16 só em São Paulo, o estado que registrou mais mortes. O especialista em gerenciamento de risco Gustavo Cunha Mello ensina como se proteger em diversas situações.

Praia
Durante um temporal não se deve ficar na praia. O raio sempre procura o ponto mais alto, e tanto no mar quanto na areia as pessoas exercem esse papel.

É importante ir para um local abrigado, mas os quiosques não são seguros, já que eles são o ponto mais alto da região. O ideal é entrar em um imóvel ou automóvel, pois os pneus emborrachados isolam o raio.

Para-raios
Todo o sistema de para-raios deve receber manutenção a cada cinco ou dez anos. Para-raios radioativos devem ser trocados por autoridades competentes, já que estão proibidos desde 1980.

Colocar antenas, ar-condicionados e outros objetos para fora das janelas cria outros caminhos para o raio descer e contamina o do para-raios. Isso pode queimar todos os equipamentos do local e também provocar um incêndio.

Aviões e navios
Aviões não são afetados por raios quando estão voando, já que eles não estão encostados na terra. Os veículos também não vão sofrer danos. Barcos e navios não necessariamente são afetados, pois o raio vai passar por eles para ir para a água.

Lendas urbanas
O jargão de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar é falso, pois se ele caiu em um ponto isso significa que o local é um bom condutor. E mesmo as pessoas que usam sandálias de borracha podem ser atingidas por um raio. Além disso, o calçado pode derreter e causar queimaduras.

Como se salvar
Caso a pessoa não tenha como sair do local, o ideal é andar de cócoras, sem levantar as mãos e encostando apenas os pés no solo.(G1)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)