Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Especialista em Lightroom ministra curso em Campo Grande

Contexto Mídia - 17 de fevereiro de 2010 - 09:51

A EV Imagens traz, pela primeira vez, a Campo Grande o fotógrafo Marcos Issa para o Workshop: “Fluxo de Trabalho com Lightroom - da captura em RAW ao arquivamento”. De 12 a 14 de março o profissional vai abordar conceitos e boas práticas da fotografia digital, apresentando o programa Adobe® Lightroom® como ferramenta que promete resolver grande parte das necessidades de quem trabalha com fotografia profissional.

Com 26 anos de carreira, Marcos Issa explica que o Lightroom (Lr) foi desenvolvido para atender a demanda do mercado fotográfico. “O Photoshop serve para todos os profissionais que trabalham com imagens (artistas, designers, produtores gráficos, cineastas, etc). O fluxo de trabalho moderno pedia um programa compatível com grandes volumes de imagens, o Lr é este programa”, define.

Marcos Issa possui expertise em Lightroom e já ministrou o curso para mais de 700 profissionais de fotografia das cidades de Porto Alegre, Teresina, Florianópolis, Goiânia, Salvador, Blumenau, Rio de Janeiro e São Paulo.

O que é o Lightroom?

O Adobe® Photoshop® Lightroom® é indispensável para o fluxo de trabalho da fotografia digital atual. O software criado pela Adobe® é utilizado para uma rápida edição e armazenamento de fotos digitais. Ele permite importar uma grande quantidade de fotos, automaticamente, direto da câmera ou cartão de memória, podendo organizá-las em pastas e fazendo diversos ajustes. Ainda é possível salvar suas configurações para futuros trabalhos. Com o Lightroom®, você gasta menos tempo em frente ao computador e mais tempo atrás da lente.

Workshop

O workshop vai ensinar sobre fluxo de trabalho digital por meio do software, além de passar conceitos e diretrizes para a fotografia digital do UPDIG – Universal Photographic Digital Imaging Guidelines (www.updig.org). Mostrar o porquê de fotografar em RAW, como tratar as imagens, gerenciar os acervos e arquivar, trabalhar de forma segura, rápida e eficiente, demonstrando que a fotografia digital de qualidade pode ser bem mais simples do que muitos fotógrafos estão acostumados. O curso é inteiramente demonstrativo, todos os participantes receberão um DVD com a apostila e material complementar.

Atualmente, Marcos Issa é fotógrafo e diretor da Agência Argosfoto que desde 1995 atende aos mercados editorial e institucional. Colabora com importantes veículos como Jornal O Globo, O Dia-RJ, Revista Veja, Época, Viagem e Turismo e com a agência de notícias Bloomberg. Participou por três anos consecutivos da Expo-Photo Plus em Nova York, e já deu curso para mais de 700 profissionais da fotografia contratado pelos jornais O Globo, Folha de SP e Diário de SP. Issa ainda colabora com publicações especializadas, como a Fotografe Melhor, a revista Photos e a Fhox. Frequentemente é convidado para entrevistas, palestras em universidades e eventos como o Paraty em Foco 2009.

A iniciativa da EV Imagens de realizar o workshop faz parte do projeto Contatos Fotográficos, uma agenda de eventos que, ao longo de 2010, irá oferecer cursos, palestras e workshops para estudantes e profissionais da imagem. “Trazer o curso para Campo Grande é uma oportunidade única para todos os fotógrafos e editores de imagem daqui, principalmente sendo ministrado pelo Issa que é o Papa do Lightroom”, comentam Elis Regina e Vânia Jucá, organizadoras do evento.

As proprietárias da EV Imagens atuam no mercado fotográfico e também estão no quadro de docentes da Universidade Anhanguera. Com quase 20 anos de dedicação à pesquisa de novas linguagens fotográficas como o Lightpainting. As fotógrafas possuem experiência tanto na área institucional, fotografando para Águas Guariroba, Uniderp, Porto Seguros, União Plásticos, Unigel, Unicred, Natura, Ambev, Ford, Fórum, Bertin, Banco do Brasil, quanto nas linhas documental, fotojornalística e de cobertura de eventos culturais e sociais. Também são reconhecidas no mercado fotográfico publicitário, e pela produção de imagens para books e capas de CDs. Já fotografaram para as revistas A Gente, Piauí, Ímpar, Escola, Isto É, além de publicações corporativas e institucionais. Elis e Vânia assinam o Still da gravação dos filmes: Matadores, de Beto Brant; Brava Gente Brasileira, de Lúcia Murat e Cabeça à Prêmio, de Marco Ricca, filmados em Mato Grosso do Sul.

As inscrições para o workshop já estão abertas. As informações podem ser obtidas pelo site www.evimagens.com

Programa do Curso:
- Fotografia em RAW - O que é RAW e por que utilizá-lo quase sempre.
- Expondo corretamente para o digital - Como aproveitar toda a capacidade do sensor e evitar ruídos.
- Os passos que o fotógrafo precisa seguir, desde a captura da imagem ao arquivamento final.
- Conceitos básicos - Diretrizes do UPDIG - Garantindo qualidade, produtividade e eficiência.
- Dicas de arquivamento seguro - Formatos, mídias e metodologia.
- O que mudou nos últimos anos e quais as tendências
O mercado da fotografia no Brasil e no mundo e as alternativas atuais.

Ainda: histograma; exposição para digital; profundidade tonal (8 e 16 bits); espaço de cor; balanço de branco preciso; calibração de monitor; interpolação; DNG; sensores; limpeza de sensores; evitando problemas com cartões de memória; tamanho e resolução de imagem, entre outros assuntos pertinentes à atividade.
Tudo isso acompanhado de DVD com apostila em PDF, além de diversos textos, podcasts e links para diversas outras fontes de conhecimento.

SIGA-NOS NO Google News