Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Especialista diz que hepatite é doença que mais mata

Agência Câmara - 30 de outubro de 2003 - 13:01

Nenhuma doença mata tanto atualmente quanto a doença hepática crônica e a cirrose. A informação é do chefe do setor de hepatologia da disciplina de Transplante e Cirurgia de Fígado do Hospital das Clínicas da USP, Hoel Sette Junior. O especialista participou de audiência pública promovida pelas comissões de Seguridade Social e Família ; e de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Câmara Federal que debateu a realização pelo SUS de tratamentos caros.
Sette Júnior explicou que de 20% a 40% dos portadores de hepatite desenvolvem cirrose e, desses, de 1% a 2% desenvolvem câncer. Apenas 15% a 20% dos pacientes com hepatite aguda conseguem se curar. "A hepatite C, no ano de 2008, deve ter um aumento de 68% de seus casos de câncer", calcula o médico.
Ele lembra ainda que, na faixa de 45 a 64 anos, as doenças hepáticas crônicas e cirrose são a quinta maior causa de óbito nos pacientes masculinos. No caso do sexo feminino nessa faixa etária, é a sétima maior causa.

GRUPO DE RISCO
Os usuários de droga intravenosa, as pessoas que passaram por transfusão de sangue ou hemodiálise e ainda os filhos de mães que têm hepatite C são, segundo Sette Júnior, o segmento da população que corre o maior risco de contrair o vírus.





Reportagem - Simone Ravazzolli
Edição - Natalia Doederlein


SIGA-NOS NO Google News