Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Especialista dá dicas sobre o uso do cartão de crédito nas compras de Natal

Portal Segs - 10 de dezembro de 2015 - 15:40

As festas de final de ano aquecem o comércio com o aumento das compras em lojas físicas e também pela internet, o que desperta a atenção dos fraudadores de cartões, que aproveitam o movimento intenso para roubar os dados dos consumidores durante as negociações. Ainda que o cartão de crédito seja um dos mecanismos mais seguros na hora das compras, é preciso dobrar a atenção neste período do ano.

De acordo com o especialista em segurança e CEO da E-TRUST, Dino Schwingel, o cartão de crédito, ainda que muito eficiente e responsável por 85% das compras online, é também um dos itens mais visados neste tipo de crime. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços - ABECS revelam que um entre quatro brasileiros já foi vítima de fraudes com cartões de crédito.

Para inibir ações criminosas foi implantada a tecnologia de chipagem, que garante um pouco mais de segurança aos usuários. A introdução do chip no mercado coibiu significativamente este tipo de fraude, principalmente as clonagens físicas, mas ainda assim é preciso ter cuidado, lembra Dino. “O cartão de chip é um dos mais seguros que existem no mercado atualmente, mas ele precisa estar sempre no campo de visão do usuário porque pode ser copiado para o uso de transações sem chip. Basta uma foto frente e verso para uma transação fraudada”, alerta o CEO da E-TRUST, empresa que fornece ao mercado soluções que aumentam o nível de segurança de lojas online.

Para não cair em golpes, o consumidor precisa estar atento a alguns cuidados antes de realizar as compras. Dino Schwingel listou abaixo seis dicas que ajudam a evitar golpes e minimizar os riscos de fraudes tanto para o consumidor, quanto para o lojista. Confira:

Dicas para compras em lojas físicas com segurança:

Solicite para o banco o cartão de chip. Esta é a tecnologia mais segura;

Durante as transações mantenha o cartão sempre no campo de visão. Dê preferência para que o lojista traga a máquina à mesa ou passe o cartão na sua frente e não leve lugares onde você não possa vê-lo;

Mantenha sempre o cartão em sua posse. De sempre preferência para situações em que você mesmo insere o cartão na máquina e não entregue a estranhos;

Dicas para compras online com segurança:

Tenha sempre um antivírus instalado no computador;

Adquira o seguro oferecido pelo cartão. O custo é baixo e é uma segurança que evita preocupações no uso para compras online com frequência;

Compre sempre de lojas conhecidas. No caso de dúvidas, use serviços de classificação como o Buscapé, que categorizam as lojas e retiram da listagem quelas que não atingem os requisitos mínimos de qualidade no atendimento ao público, entre eles, indícios de fraude.

SIGA-NOS NO Google News