Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Especialista contesta benefícios da dieta da proteína

Agência do Rádio - 14 de julho de 2011 - 07:20

Será que comer mais carne, ovo e queijo, emagrece? A resposta é sim, pelo menos para os adeptos da dieta da proteína. Cada vez mais famosa entre os que querem perder peso sem muito esforço, a dieta diminui a quantidade dos carboidratos e aumenta a ingestão de alimentos ricos em proteína animal. Massas, pães, arroz e batata perdem espaço na mesa. Alguns estudos sugerem que refeições proteicas diminuem a fome e aumentam a sensação de saciedade em pessoas que querem emagrecer. Mas especialistas alertam para os perigos desta dieta. A nutricionista do Hospital Conceição, do Rio Grande do Sul, Aline Marcadenti, explica que a dieta da proteína faz perder a massa muscular e não a gordura corporal.

\"Em torno de 70% do que a gente ingere é, exclusivamente, metabolismo cerebral e nosso cérebro se alimenta exclusivamente de glicose, carboidrato. Se o corpo não tem essa fonte de uma maneira natural ele vai promover uma formação interna de glicose e isso vai se dar por conta de massa muscular. Então, consequentemente, quando a gente acaba perdendo essa questão da massa magra, a gente acaba perdendo um pouco dessa capacidade de acabar gastando mais energia e, é claro, baixar a imunidade, ficar mais suscetíveis à infecções.\"

A nutricionista alerta para os perigos da dieta:

\"Mas as consequências ainda não estão bem descritas na literatura. A maioria dos estudos são em curto prazo. As pessoas acabam ganhando peso novamente com o tempo. E fora essa questão de outros fatores de risco cardiovasculares com essa questão de ingerir, principalmente, muita gordura.\"

Para emagrecer com saúde, a nutricionista diz que o ideal é buscar hábitos de vida saudáveis com reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos.

Reportagem, Alexandre Souza


SIGA-NOS NO Google News