Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/02/2016 07:50

Especialista afirma que transmissão de Zika por doação de sangue é rara

Aline Leal - Repórter da Agência Brasil

 

Com pelo menos um caso registrado no Brasil de transmissão do vírus Zika por transfusão de sangue, a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), ressalta que esse tipo de transmissão é um evento raro. No Brasil, quem teve Zika, dengue ou chikungunya deve ficar por 30 dias sem doar sangue, a partir do desaparecimento dos sintomas. as três doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypiti.


“A medida mais efetiva para evitar a transmissão e garantir a segurança do sangue é combate ao mosquito transmissor”, disse o presidente da ABHH, Dimas Covas. O especialista, afirma que não existem, testes laboratoriais de diagnóstico da infecção por Zika que sejam registrados ou adequados para a triagem laboratorial de doadores de sangue. Mesmo assim, entende que as medidas necessárias para a segurança de quem recebe transfusão são previstas nas normas brasileiras.defende

No Brasil, todo candidato a doação de sangue deve passar por uma triagem clínica antes da doação, para que ali possa relatar se teve sintomas de alguma de infecção. Em caso positivo, ele será descartado momentaneamente como doador. O Ministério da Saúde ainda reforça que os hemocentros devem pedir que os doadores informem ao serviço, caso tenham sinais como febre ou diarreia, até 7 dias após doação.

Segundo a entidade, anualmente são feitas cerca de quatro milhões de transfusões de sangue e dentre estas, no máximo, quatro ocorrências de transmissão de dengue e chikungunya são relatadas. Segundo o especialista, com o Zika não é diferente. As três viroses tem o mesmo vetor, o Aedes aegypti.

Edição: Jorge Wamburg

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)