Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/06/2012 09:48

Escuro: Adultos também têm medo

Agência do Rádio

Não são apenas as crianças que têm medo de escuro. Muitos adultos também. A estudante Priscila Nascimento, de 24 anos, tenta vencer o medo todos os dias


\\\" Eu estou no cinema, ai tem aquele apagão para começar o filme, esses instantes, me dá um pavorzinho, só que adulto a gente tem vergonha de externar. \\\"

De acordo com o psiquiatra do Hospital Federal da Lagoa, Álcio Braz, não há explicação científica para o medo de escuro. Mas segundo ele, existem teorias que podem justificar esse medo.


\\\" Os seres humanos sempre tiveram medo do escuro quando moravam em cavernas. Do escuro vinham as coisas perigosas, vinham os bichos, vinha o que ameaçava a vida, Então algumas pessoas acham que esse medo do escuro é como se fosse uma lembrança gravada na gente.\\\"

O psiquiatra Alcio Braz explicou também que os adultos que tem medo do escuro precisam ter cuidado para não passarem o medo para os filhos:


\\\" É uma coisa que passa das atitudes da própria mãe. Aquilo ali é uma coisa que o bebê sente através de pistas gestuais, de comportamento da mae, ele percebe que a mae não esta legal. Então se o pai ou a mãe tem medo de escuro é mais fácil o filho ter.\\\"

É o que acontece com a jornalista Fernanda Soares. Ela não conseguiu impedir que o filho de cinco anos tenha medo do escuro:

\\\" Eu sempre fiz um esforço para não passar esse medo para ele. Quando eu apago a luz do quarto eu falo assim: João Guilherme, vou apagar a luz porque a gente vai dormir. Ai ele diz então t´amae, mas você vem e deita do meu lado. Ai eu apago a luz e corro para o lado dele. Ele acha engraçado, mas eu estou correndo porque eu estou com medo do escuro.\\\"

O psiquiatra Alcio Braz tranquiliza quem tem medo do escuro: ele garante que ter receio de fazer alguma coisa ou de estar em algum lugar não é sinal de fragilidade. Ele lembra que o medo faz parte da essência do ser humano e contribui para protegê-lo das situações de risco que aparecem ao longo da vida.

Reportagem, Débora Rocha


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)