Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Escuro: Adultos também têm medo

Agência do Rádio - 28 de junho de 2012 - 09:48

Não são apenas as crianças que têm medo de escuro. Muitos adultos também. A estudante Priscila Nascimento, de 24 anos, tenta vencer o medo todos os dias


\\\" Eu estou no cinema, ai tem aquele apagão para começar o filme, esses instantes, me dá um pavorzinho, só que adulto a gente tem vergonha de externar. \\\"

De acordo com o psiquiatra do Hospital Federal da Lagoa, Álcio Braz, não há explicação científica para o medo de escuro. Mas segundo ele, existem teorias que podem justificar esse medo.


\\\" Os seres humanos sempre tiveram medo do escuro quando moravam em cavernas. Do escuro vinham as coisas perigosas, vinham os bichos, vinha o que ameaçava a vida, Então algumas pessoas acham que esse medo do escuro é como se fosse uma lembrança gravada na gente.\\\"

O psiquiatra Alcio Braz explicou também que os adultos que tem medo do escuro precisam ter cuidado para não passarem o medo para os filhos:


\\\" É uma coisa que passa das atitudes da própria mãe. Aquilo ali é uma coisa que o bebê sente através de pistas gestuais, de comportamento da mae, ele percebe que a mae não esta legal. Então se o pai ou a mãe tem medo de escuro é mais fácil o filho ter.\\\"

É o que acontece com a jornalista Fernanda Soares. Ela não conseguiu impedir que o filho de cinco anos tenha medo do escuro:

\\\" Eu sempre fiz um esforço para não passar esse medo para ele. Quando eu apago a luz do quarto eu falo assim: João Guilherme, vou apagar a luz porque a gente vai dormir. Ai ele diz então t´amae, mas você vem e deita do meu lado. Ai eu apago a luz e corro para o lado dele. Ele acha engraçado, mas eu estou correndo porque eu estou com medo do escuro.\\\"

O psiquiatra Alcio Braz tranquiliza quem tem medo do escuro: ele garante que ter receio de fazer alguma coisa ou de estar em algum lugar não é sinal de fragilidade. Ele lembra que o medo faz parte da essência do ser humano e contribui para protegê-lo das situações de risco que aparecem ao longo da vida.

Reportagem, Débora Rocha


SIGA-NOS NO Google News