Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

19/05/2014 14:20

Escrita acadêmica: as incômodas run-on sentences

Artur Salles Lisboa de Oliveira

Escrita acadêmica: as incômodas run-on sentences.

Sim, é verdade que quanto melhor o seu conhecimento gramatical do inglês, melhor será a sua fluência na escrita, o que pode ser obtido em um primeiro momento com um bom curso de língua inglesa e, posteriormente, com uma rica experiência cultural de viver no Exterior. Entretanto, são poucos – e entre estes incluo também nativos -, que não cometem de forma freqüente erros do tipo run-on sentences.

O que são?
Run-on sentences ocorrem quando um período possui duas orações principais (main clauses), sendo que não há a presença de um conector entre elas.

Exemplo: Langston Hughes was an important poet of the Harlem Renaissance (faltando um conector) he also wrote very fine short stories.

Ocorrência com vírgulas indevidas.
Uma run-on sentence também ocorre quando as duas orações principais são separadas por vírgulas.

Exemplo: Langston Hughes was an important poet of the Harlem Renaissance, he also wrote very fine short stories.

Em muitos casos, o autor escreve períodos muito longos conectando várias orações principais com vírgulas. Esta ocorrência comum tira boa parte da qualidade da redação.

Solução 1: o uso dos conectores.
A melhor forma de elaborar textos concisos é redigir períodos compostos por orações principais e outra dependente mediante a inclusão de uma conjunção subordinada como porque, quando, antes ou embora.

Exemplo: Although Langston Hughes was an important poet of the Harlem Renaissance, he also wrote very fine short stories.

Solução 2: o uso da pontuação.
O uso de pontuação adequada também é eficiente na correção de run-on sentences. O ponto e vírgula corrigem todo o inconveniente gramatical trazido pela ausência de pontuação ou pelo uso de apenas uma vírgula. Em seguida, quem escreve deve apenas adaptar a sentença para que o uso do (;) faça sentido.

Exemplo: Langston Hughes was an important poet of the Harlem Renaissance; his first poem was one of the most famous.

Conclusão.
Ao redigir um artigo, não esqueça de usar os conectores ou pontuação adequada para que os períodos não se tornem longos e cansativo para aqueles que se propõem a lê-lo. Em exames de proficiência, os candidatos tendem a perder pontos preciosos devido à ocorrência das run-on sentences, que são erros muito comuns tanto para quem está iniciando os seus estudos da língua inglesa como também para aqueles que já atingiram a fluência.

Artur Salles Lisboa de Oliveira é administrador de empresas e colunista da Revista Exame (Coluna Meandros das Bolsas de Valores).

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)