Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Escova de dentes deve ser trocada a cada três meses

Agência Rádio - 17 de dezembro de 2008 - 04:12

A escova de dentes é usada para manter a higiene da boca, mas poucos se preocupam com os cuidados que se deve ter para evitar a contaminação dela. Quando a escova fica exposta sobre a pia do banheiro ou mesmo dentro do armário, pode receber os coliformes fecais que são liberados no ar quando alguém usa o vaso sanitário. Para evitar problemas de contaminação da escova de dentes, a presidente da Comissão Científica do Conselho Regional de Odontologia do DF, Laura Degani, dá algumas dicas importantes.

"Primeiro a questão da troca. A escova, ela tem uma durabilidade média de três meses. Além disso, os cuidados em relação ao uso: toda vez que você acaba de usar a escova de dentes ela sempre deve ser bem limpa e seca para evitar a proliferação de microorganismos. De preferência, guardada dentro de um dispositivo, de uma caixinha, enfim, para que ela não fique exposta também no banheiro, para que não tenha contato também com bactérias que venham do vaso sanitário, enfim. Várias pesquisas já mostraram também esse tipo de contaminação."

A dentista lembra também que a escova de dentes é individual e não deve ser compartilhada com ninguém, mesmo que seja mãe, marido ou filho. Isso porque a cárie é uma doença infecto-contagiosa que pode ser transmitida desse jeito. De acordo com Laura Degani, não é aconselhável nem guardar as escovas de dentes no mesmo recipiente.

Reportagem, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News