Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/05/2010 00:22

Escolhido novo vice-presidente do TJMS

TJMS

Os componentes do Tribunal Pleno, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, reuniram-se nesta quarta-feira (5) para a escolha do desembargador que assumirá, a partir do mês de julho, a vice-presidência da mais alta Corte de justiça do Estado. O Des. João Batista da Costa Marques foi eleito e será o vice-presidente do TJMS até o final do biênio 2009/2010.

A vaga foi aberta em razão da aposentadoria, em julho, do presidente do TJMS, Des. Elpídio Helvécio Chaves Martins, que passará o cargo para o atual vice-presidente, Des. Paulo Alfeu Puccinelli. Prevista na Resolução 95, do Conselho Nacional de Justiça, a eleição foi realizada 60 dias antes da vacância para fins de aplicação do processo de transição previsto naquele regulamento.

De acordo com o Regimento Interno do TJMS, a eleição para vice-presidente foi feita entre os desembargadores mais antigos que não manifestaram renúncia, sem que se aplicasse a regra da inegibilidade por exercício de cargo de direção por quatro anos. Apenas os desembargadores eleitos para exercer função no Tribunal Regional Eleitoral ficaram impedidos para substituírem em cargo de direção no TJ.

Eleito por aclamação, o Des. João Batista agradeceu a confiança nele depositada e comprometeu-se a trabalhar em sintonia com o Des. Paulo Alfeu. “Este é um momento de felicidade e de muita responsabilidade na minha vida. Não buscarei outros anseios se não a procura constante, indelével, junto ao presidente para que se cumpra os legítimos interesses no judiciário”, disse ele.

Curriculum – O Des. João Batista da Costa Marques é natural de Bela Vista (MS), formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e em Criminologia na Faculdade de Direito de Curitiba (PR).

Em junho de 2000, passou a atuar como desembargador no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, na vaga reservada ao Ministério Público, onde ingressou na carreira em 1980, quando foi nomeado para exercer o cargo de Promotor de Justiça da Comarca de Rio Verde de Mato Grosso.

Atuou junto às Promotorias de Justiça das comarcas de Coxim e Pedro Gomes. Em 1982, foi promovido para Três Lagoas. Trabalhou ainda nas comarcas de Bataguassu, Maracaju e Sidrolândia. Em 1987, por merecimento, foi promovido para a Comarca de Campo Grande.

Na Capital, exerceu a função em praticamente todas as Varas Cíveis e Criminais, bem como na Auditoria Militar e, privativamente, no Tribunal do Júri por quatro anos consecutivos. Mais tarde, foi promovido, por antiguidade, para o cargo de Procurador de Justiça do Estado de MS.

Enquanto Promotor e Procurador de Justiça, teve mais de 300 atuações no Tribunal do Júri, bem como emitiu mais de três mil pareceres junto ao TJMS, corte em que, como desembargador, exerceu a função de presidente da 4ª Turma Cível e da 1ª Seção Cível. No ano de 2009, atuou junto ao TRE/MS para integrar a composição plenária, além de presidente e corregedor interinos.

No momento, atua na área criminal junto à 1ª Turma Criminal, que presidiu nos anos de 2008 e 2009.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)