Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Escolas têm até sexta-feira para escolher livros

Manoela Alcântara/A Voz do Brasil - 11 de julho de 2007 - 19:35

Brasília - Termina na próxima sexta-feira (13) o prazo para que as escolas públicas do país escolham os livro didáticos a serem usados pelos alunos dos ensinos fundamental e médio em 2008. Até agora, pouco mais da metade das escolas fez a escolha.

“Não vamos prorrogar o prazo, porque isso ocasionaria o atraso de todo o cronograma do programa. Por isso, fazemos um apelo para que os diretores façam a escolha até a meia noite do dia 13 pela internet”, diz a coordenadora geral do programa de livros didáticos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sonia Schwartz.

Segundo ela, quem não fizer a escolha no prazo será obrigado a usar o mesmo do material escolhido pela maioria dos professores no município.

Professores e diretores devem escolher quais coleções são mais adequadas para cada região. Para o ensino fundamental, são livros de português, matemática, geografia, história e ciências; para o ensino médio, de história e química.

O material será utilizados por três anos e só depois desse período serão escolhidas novas coleções. Para a disciplina de português, por exemplo, há 25 coleções diferentes que se encaixam em formas distintas de ensinar.

"Em muitos municípios, os livros são a única ferramenta que a escola tem para auxiliar na educação dos alunos. Então, é de extrema importância que a escola escolha um livro de acordo com a sua realidade”, ressalta Schwatz.

A escolha do livro didático para o ensino fundamental pode ser feita por meio de um formulário entregue em todas as escolas ou pela internet no site: www.fnde.gov.br. Os livros para o ensino médio só podem ser escolhidos via internet, no mesmo endereço.



SIGA-NOS NO Google News