Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Escolas receberão na terça-feira resultado de avaliação

André Felipe / Campo Grande News - 26 de junho de 2004 - 09:44

As 1.501 escolas estaduais, municipais e particulares de Mato Grosso do Sul vão receber a partir da próxima terça-feira o resultado do SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul). A Secretaria de Estado de Educação vai divulgar e entregar às escolas os boletins com as avaliações de desempenho dos alunos das quartas séries, oitavas séries e terceiro ano do ensino médio, durante o 2º Encontro SAEMS, que começa na terça-feira, às 8h, na escola estadual Maria Constança de Barros Machado, em Campo Grande. O evento prossegue até o dia 1º, no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima.
A avaliação é o mais abrangente levantamento da aprendizagem já feito no sistema educacional brasileiro. Por ser censitário – engloba as unidades de todas as redes -, seus resultados são mais representativos que os do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que é feito por amostragem. O sistema aplicado no Estado difere do SAEB também em outros dois aspectos. Além de aferir o conhecimento dos alunos, o boletim do SAEMS vai fornecer aos gestores orientações sobre as medidas necessárias para as escolas alcançarem as melhorias.
O novo sistema de avaliação não faz ranqueamento das escolas baseado no desempenho, uma vez que essa prática acaba desviando as atenções do foco principal dos resultados, que é apontar em que áreas a escola precisa melhorar. Sendo assim, cada comunidade escolar terá autonomia para divulgar seus resultados.

SIGA-NOS NO Google News