Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Escolas públicas receberão computadores

Marina Domingos/ABr - 03 de maio de 2004 - 08:12

Cerca de 500 escolas públicas de diferentes regiões serão beneficiadas com a compra de cinco mil computadores, equipados com a tecnologia do software livre. O Ministério da Educação (MEC) abrirá licitação, em maio, para a aquisição do material que terá a plataforma Linux instalado.

A plataforma Linux é um programa de software livre que permite aos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o sistema sem prejuízo de direitos autorais. Por essas características o software livre é gratuito e a expectativa é que todas as escolas públicas passem a adotar o sistema. O MEC só precisará pagar pela instalação dos programas.

"Faz parte da política do governo federal a implantação de software livre na área administrativa e nos diversos programas", disse Américo Bernardes, diretor do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), um dos maiores projetos de inclusão digital do governo federal.

Para que professores possam usar a nova tecnologia, técnicos dos Núcleos de Tecnologia Educacional estão sendo capacitados para dar suporte aos docentes que desenvolvem projetos pedagógicos nos laboratórios de Informática das escolas.

"Criar a cultura de uso e de desenvolvimento de software na educação é muito importante para a área de tecnologia do Brasil porque permite a liberdade de produção e apropriação de conhecimento'', afirma Bernardes.

SIGA-NOS NO Google News