Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Escolas estaduais conquistam 17 medalhas na Olimpíada de Matemática 2009

noticiasms - 22 de fevereiro de 2010 - 15:00

Campo Grande (MS) - As escolas estaduais de Mato Grosso do Sul conquistaram, na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) 2009, cinco medalhas de prata, 12 de bronze e 224 menções honrosas.


Somente os alunos que receberam ouro participarão da premiação que acontecerá no dia 6 de março, no Rio de Janeiro. A entrega das medalhas para os alunos de Mato Grosso do Sul (prata e bronze) está prevista para acontecer em junho. Um grande avanço comemorado pela Secretaria de Estado de Educação (SED) é a participação de todas as escolas estaduais na Obmep em 2009.

Obmep 2010

As escolas interessadas em se inscrever na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2010) devem preencher a Ficha de Inscrição disponível no site www.obmep.org.br até 26 de março.

A 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O objetivo é estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.

Os alunos participantes da 6ª Obmep serão divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, sendo eles: Nível 1, alunos matriculados na 5ª ou 6ª série (6º ou 7º ano) do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas; Nível 2, alunos matriculados na 7ª ou 8ª série (8º ou 9º ano) do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas e Nível 3, alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dos anos finais do ensino fundamental, 5ª e 6ª séries (6º e 7º anos) e 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos), deverão ser inscritos, respectivamente, para as provas dos níveis 1 e 2. Os de ensino médio, para a prova do Nível 3.

Os alunos que mudarem de série ao fim do primeiro semestre participarão das provas no nível correspondente à série/ano que estiverem cursando por ocasião da inscrição de sua escola.

Participam das provas da Obmep somente os alunos que, na data da realização da prova, estiverem regularmente matriculados nas escolas inscritas. Não poderão participar das provas aqueles que estavam matriculados na época da inscrição da escola, mas que dela vieram a se desligar, seja por conclusão de curso, transferência ou por quaisquer outros motivos.

A Obmep será desenvolvida em duas fases: a primeira consiste na aplicação de prova objetiva (múltipla escolha). Desta fase, participarão todos os alunos inscritos por suas escolas; a segunda fase consiste na aplicação de prova discursiva. Para esta fase, classificam-se 5% dos alunos inscritos, pelas escolas, em cada Nível, com melhor desempenho na 1ª fase.


Boris Verbisk


SIGA-NOS NO Google News