Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Escolas em Dourados e Amambai são as melhores no Enem em MS

Campo Grande News - 19 de junho de 2019 - 09:40

Uma escola particular de Dourados teve o melhor desempenho do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2018, conforme levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo. No recorte estadual, uma instituição localizada em Amambai, sul de MS, ocupa a primeira posição no ranking.

A tabulação da Folha foi feita com 11.212 escolas no País. Deste total, 51% são privadas e, o restante, públicas. Esse levantamento tabulou os dados brutos do Enem 2018 divulgados pelo MEC (Ministério da Educação), sendo incluídos somente candidatos que não zeraram em nenhuma das provas objetivas e na redação.

Alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) não foram considerados. A pesquisa levou em conta escolas estaduais, federais, municipais e privadas. Embora cite municipais, somente uma da zona rural de Campo Grande aparece na lista, com Ensino Médio.

Em Mato Grosso do Sul, entre os melhores desempenhos, estão instituições privadas e uma federal. O primeiro lugar é do Colégio Anglo Unigran – Unidade II, em Dourados, assumindo a ponta no ranking que há alguns anos pertencia ao Colégio Bionatus, em Campo Grande, agora, na segunda posição.

Em seguida, aparecem Colégio Classe A Unidade II, Colégio Harmonia, General Osório, Alexander Flaming, todas de Campo Grande e o Colegio Lumiere, em Dourados.

Entre as estaduais, a Escola Dom Aquino Corrêa, em Amambai, distante 360 quilômetros de Campo Grande, foi a primeira colocada. Pelo levantamento, ficou em 31ª nas provas objetivas de todas as pesquisas em Mato Grosso do Sul e 43º no desempenho em redação.

Na média das notas, a instituição obteve pontuação de 573,5 em linguagem e 613,98 em matemática. A primeira no ranking nacional entre as estaduais no País ficou com a Escola de Aplicação do Recife (PE), que obteve média de 635,99 em linguagem e 759,07 em matemática.

Iniciantes – Esse foi o primeiro Enem que a Escola Dom Aquino, criada há 59 anos, participou. Para a diretora da instituição, Cristiane de Souza Ferreira, o resultado não chega a ser uma surpresa, já que o desempenho tem sido alto desde o início da participação da Prova Brasil, em 2005, que avalia a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional no Brasil.

“Acho que temos escola tradicional, conteudista, que preza pelas aulas, organização, comprometimento dos alunos”, avalia Cristiane. A escola, segundo a diretora, não tem muitos recursos e muitos professores usam data show. “Falta muita coisa na escola, usamos o que temos”.

Pesquisa – a tabulação da Folha também fez o levantamento do desempenho isolado das escolas particulares, quase idêntico ao resultado geral, quando entram na lista as estaduais, federais e municipais. Somente no recorte municipal, a pesquisa apresenta apenas o resultado de uma, a Agrícola Arnaldo Estevão de Figueiredo. Na federal, a com maior pontuação é o Colégio Militar de Campo Grande.

A seguir, confira a lista de desempenhos calculados pela Folha:

Estadual/Federal/Municipal/Privada
Colégio Anglo Unigran – Unidade II (Dourados)
Colégio Bionatus
Colégio Classe A Unidade II
Colégio Harmonia
EEIEFM General Osório
Colégio Alexander Fleming
Colégio Lumiere (Dourados)
Colégio Militar de CG
Anglo Três Lagoas (Três Lagoas)
Colégio Nota Dez – Ensino Médio – Unidade III

Estadual
EE Dom Aquino Correa (Amambai)
EE Coração de Maria
EE Prof. Severino de Queiroz
EE Prof. Emygdio Campos Vidal
EE Ramona da Silva Pedroso (Dourados)

Privada
Colégio Anglo Unigran – Unidade II (Dourados)
Colégio Bionatus
Colégio Classe A Unidade II
Colégio Harmonia
EEIEFM General Osório (particular)
Colégio Alexander Fleming
Colégio Lumiere (Dourados)
Anglo Três Lagoas (Três Lagoas)

Federal
Colégio Militar de CG

SIGA-NOS NO Google News