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Escolas devem estabelecer diálogo para atender alunos com deficiência

Agência do rádio - 01 de julho de 2016 - 10:40

O Estatuto da Pessoa com Deficiência determina que as escolas em todo o país devem aceitar matrículas de alunos com deficiência. Para que isso aconteça, porém, a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, Confenen, avalia que as instituições de ensino devem estar preparadas para receber esses alunos, tanto em infraestrutura como em corpo pedagógico. Por isso, Carlos Jean, que é advogado da Confenen, diz que as escolas devem tratar a questão de maneira transparente com os pais.

“A escola tem que ser sincera, na verdade. Ela tem que ser sincera e conversar com pai e dizer que o que eles podem oferecer naquele momento é aquela estrutura, e que elas estão querendo se adequar. Até porque, as escolas têm que saber onde elas precisam se adequar”, disse Carlos Jean, advogado da Confenen.

O diálogo, diz o advogado da Confenen, é a melhor maneira de se estabelecer a relação entre a escola, os pais e os alunos deficientes. Carlos Jean diz que o debate deve incluir também os pais de alunos não deficientes, já que a questão envolve a todos e pode, inclusive, acarretar aumento de mensalidade.

“É o momento do diálogo. Até porque quando há o entendimento entre as escolas e os pais, tudo fica mais fácil. Até porque o diálogo não é só com os pais dos portadores de necessidades. É também com os pais dos alunos que vão arcar com esses custos, com a socialização desses custos. Então é um diálogo de todos”, afirma o advogado.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência entrou em vigor em janeiro deste ano, com o objetivo de assegurar e promover os direitos e as liberdades da pessoa com deficiência, tendo em vista a inclusão social e a cidadania.

Reportagem, Bruna Goularte

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