Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/07/2016 10:40

Escolas devem estabelecer diálogo para atender alunos com deficiência

Agência do rádio

O Estatuto da Pessoa com Deficiência determina que as escolas em todo o país devem aceitar matrículas de alunos com deficiência. Para que isso aconteça, porém, a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, Confenen, avalia que as instituições de ensino devem estar preparadas para receber esses alunos, tanto em infraestrutura como em corpo pedagógico. Por isso, Carlos Jean, que é advogado da Confenen, diz que as escolas devem tratar a questão de maneira transparente com os pais.

“A escola tem que ser sincera, na verdade. Ela tem que ser sincera e conversar com pai e dizer que o que eles podem oferecer naquele momento é aquela estrutura, e que elas estão querendo se adequar. Até porque, as escolas têm que saber onde elas precisam se adequar”, disse Carlos Jean, advogado da Confenen.

O diálogo, diz o advogado da Confenen, é a melhor maneira de se estabelecer a relação entre a escola, os pais e os alunos deficientes. Carlos Jean diz que o debate deve incluir também os pais de alunos não deficientes, já que a questão envolve a todos e pode, inclusive, acarretar aumento de mensalidade.

“É o momento do diálogo. Até porque quando há o entendimento entre as escolas e os pais, tudo fica mais fácil. Até porque o diálogo não é só com os pais dos portadores de necessidades. É também com os pais dos alunos que vão arcar com esses custos, com a socialização desses custos. Então é um diálogo de todos”, afirma o advogado.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência entrou em vigor em janeiro deste ano, com o objetivo de assegurar e promover os direitos e as liberdades da pessoa com deficiência, tendo em vista a inclusão social e a cidadania.

Reportagem, Bruna Goularte

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)