Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Escolas de MS podem se inscrever até o dia 31 de março

Correios - 23 de março de 2009 - 18:07

As escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul podem se inscrever no 38º Concurso Internacional de Redação de Cartas, que encerram no dia 31 de março. O tema do concurso este ano é “Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe como condições de trabalho decentes podem levar a uma vida melhor”. Podem participar estudantes de 9 a 15 anos de idade, após passar por uma seleção interna na escola. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações.
O concurso é promovido pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, e envolve mais de 190 países. O objetivo é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.
Escolas e alunos são premiados - No Brasil são realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual são premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado dessa fase ganhará um certificado e um DVD player portátil com tela LCD. Já o segundo e o terceiro colocados receberão, além do certificado, um aparelho de som portátil com CD, MP3 e rádio AM/FM, cada.
Na fase nacional, realizada em Brasília, é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional, realizada em Berna, na Suíça. Nessa fase, o autor da melhor redação ganhará um notebook, troféu e certificado.
Tanto na fase estadual como na nacional, os prêmios serão concedidos aos alunos vencedores e às suas escolas. Já os três primeiros colocados da fase internacional receberão medalhas de ouro, prata e bronze, cunhadas pela Secretaria Internacional, e terão o nome publicado na revista da União Postal Universal (UPU).
Vencedora em MS, em 2008, foi de Campo Grande
Em 2008, a fase estadual teve entre as três melhores duas alunas de Campo Grande e uma de Ponta Porá, que escreveram sobre o tema “Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe porque o mundo precisa de mais tolerância”. As três estudantes com melhor classificação foram Débora dos Santos Pereira, da Escola Municipal José Dorilêo de Pina, localizada no bairro Alves Pereira, em Campo Grande; Tainara Cristina Nunes, da Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia de Queiroz, no bairro Zé Pereira, também na capital; e Jéssica Isse Gonçalves, da Escola Estadual Pedro Afonso Pereira, de Sanga Puitã, em Ponta Porá.

Serviço - O regulamento completo do concurso está disponível na página dos Correios na internet: www.correios.com.br , em Institucional / Conheça os Correios / Ações Culturais.

No Mato Grosso do Sul mais informações podem ser obtidas pelo fone 3389-5211 com Irineu Evaristo.

SIGA-NOS NO Google News