Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/07/2004 05:33

Escolas de educação especial terão livro didático

Marina Domingos/ABr

O livro didático, instrumento fundamental para o trabalho de professores e alunos dentro das salas de aula, vai chegar também às escolas de educação especial a partir do ano que vem. Mais de 200 mil alunos especiais, de 1ª à 8ª série, irão receber os livros de matemática, português, ciências, história e geografia. Os alunos portadores de deficiência que estudam em escolas regulares já recebem os livros. Ao todo, serão mais de 500 mil crianças beneficiadas pelo programa.

O material será distribuído por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e atenderá crianças com deficiência visual, que vão receber os livros em Braille; além de alunos surdos, mudos ou com outras deficiências, que irão receber os mesmos livros que os alunos não-deficientes. “Os livros são a garantia do direito à educação”, ressalta a chefe de gabinete da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (Seesp/Mec), Cláudia Gribowski.

De acordo com dados do Censo Escolar de 2002, existem 2.409 instituições que poderão receber o material didático, sejam públicas, privadas sem fins lucrativos e filantrópicas, como Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e as ligadas à Fundação Pestalozzi. As escolas especializadas não poderão ser mantidas por empresas ou grupos empresariais do setor privado, devem constar do Censo Escolar de 2004 e ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). “Todas as escolas que forem filantrópicas ou sem fins lucrativos, e aquelas que estiverem habilitadas em outros programas do MEC poderão contar com os livros”, afirma Cláudia.

Segundo ela, os livros direcionados aos alunos especiais não precisam ser diferenciados dos demais, porque o professor deverá utilizar o material de acordo com sua própria metodologia de ensino. “O livro didático é uma ferramenta, o que difere é a metodologia aplicada por cada escola”, explica.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)