Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Escolas começam a receber o kit do Enem

Assessoria MEC - 05 de maio de 2004 - 15:33

Esta semana, as 22 mil escolas do País que possuem ensino médio deverão receber o kit do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), composto por cartaz, cartilha para o aluno, informativo para os professores e fichas de inscrição. O objetivo do material é prestar aos estabelecimentos de ensino todas as informações necessárias para que as inscrições sejam efetuadas.


O Enem terá duas etapas para as inscrições: de 10 a 19 de maio, nas escolas, para os alunos da 3ª série do ensino médio, e de 24 a 29, nos Correios, para quem já terminou esse nível de escolarização. O Exame será realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação, no dia 29 de agosto, domingo. Constituído por uma prova de múltipla escolha com 63 questões e uma redação, ele também é utilizado, de forma alternativa ou complementar, na seleção de alunos para os cursos de graduação de mais de 450 instituições de educação superior.


Gratuidade - Alunos que estão na 3ª série do ensino médio em escolas públicas terão isenção da taxa de inscrição, que é de R$ 35,00. Também é garantida a gratuidade para os concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) entre maio de 2003 e maio de 2004 e os estudantes carentes da rede privada. Para os estudantes isentos da taxa, todo o processo de inscrição será realizado na própria escola, com exceção dos alunos da EJA.


O concluinte do ensino médio das escolas públicas deverá pegar a ficha de inscrição, preenchê-la e devolvê-la no estabelecimento de ensino. Já os alunos de escolas privadas deverão retirar a ficha de inscrição na escola, efetuar o pagamento da taxa em qualquer agência dos Correios e entregar a ficha à escola, com a devida autenticação. Os alunos carentes de colégios privados deverão solicitar declaração de carência à direção do estabelecimento de ensino, anexá-la à ficha de inscrição e devolvê-la preenchida à direção do estabelecimento.


Quem já concluiu o ensino médio e os alunos da Educação de Jovens e Adultos (supletivo) deverão se inscrever nas agências dos Correios de 24 a 29 de maio. Os pagantes poderão, ainda, efetuar a inscrição pela internet nesse mesmo período.


Assessoria de Comunicação Social

SIGA-NOS NO Google News