Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

16/06/2016 07:21

Escolas começam a aplicar ações educativas aos alunos indisciplinados

Redação

As escolas da rede municipal, de Chapadão do Sul começaram a aplicar as ações educativas aos alunos indisciplinados, previstas no PROCEV, Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar. Trata-se do PAE, Práticas de Ações Escolares Educativas e a MAE, Manutenção do Ambiente Escolar, previstas no PROCEV.

Segundo a Diretora da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, Professora Carina Inês Alves Ferri, até o final do mês de maio foram emitidos, pelos professores, relatórios com os atos indisciplinares dos alunos. Este relatório é composto por três infrações graves cometidas pelo aluno, relatados pelos professores de todas as disciplinas. Após avaliados pela direção da escola, os pais são chamados e proposto a assinatura de uma autorização para aplicação das ações educativas.

As ações previstas variam entre: lavar louças da cozinha, carteiras, paredes rabiscadas, limpeza de pátios, entre outras, de acordo com a realidade de cada estabelecimento de ensino onde o aluna estuda. O aluno infrator não é dispensado da aula para cumprir as ações, elas são executadas no contraturno, sempre acompanhadas de perto por um inspetor de aluno.

Carina disse que a experiência está sendo boa e com algumas surpresas. Foi determinado a um aluno para auxiliar na cozinha da escola. Ocorre que ele gostou da função e agradou aos servidores pela sua eficiência. Neste caso foi necessária a mudança da ação, para que não ficasse prazeroso ao aluno. Outra experiência positiva foi a oportunidade que o aluno teve em relatar sobre a sua vida familiar, o que pode contribuir para o entendimento de determinados comportamentos.


As ações educativas são aplicadas no período de um a três dias, dependendo da gravidade, sempre levando em consideração a idade do aluno, para avaliar a infração e determinar a ação educativa.

O início das ações educativas foi anunciado nas reuniões de pais e mestres, realizadas no mês de maio passado. Os pais que não participam das reuniões e da vida escolar de seu filho está infringindo a lei, de acordo com a Portaria nº 001/2014, do Juiz da Infância e da Juventude, Dr. Anderson Royer, da Comarca de Chapadão do Sul.

A Diretora Carina disse que ainda é cedo para uma avaliação técnica, mas os coordenadores e professores já sentiram uma sensível diferença no comportamento de determinados alunos, com um longo histórico de indisciplina na escola.

A aplicação do PROCEV foi proposto pelo Ministério Público Estadual, com apoio do Juizado da Infância, Juventude, Secretaria Municipal de Educação e concordado pelos pais em audiência pública realizada em 2015.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)