Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

16/06/2016 07:21

Escolas começam a aplicar ações educativas aos alunos indisciplinados

Redação

As escolas da rede municipal, de Chapadão do Sul começaram a aplicar as ações educativas aos alunos indisciplinados, previstas no PROCEV, Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar. Trata-se do PAE, Práticas de Ações Escolares Educativas e a MAE, Manutenção do Ambiente Escolar, previstas no PROCEV.

Segundo a Diretora da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, Professora Carina Inês Alves Ferri, até o final do mês de maio foram emitidos, pelos professores, relatórios com os atos indisciplinares dos alunos. Este relatório é composto por três infrações graves cometidas pelo aluno, relatados pelos professores de todas as disciplinas. Após avaliados pela direção da escola, os pais são chamados e proposto a assinatura de uma autorização para aplicação das ações educativas.

As ações previstas variam entre: lavar louças da cozinha, carteiras, paredes rabiscadas, limpeza de pátios, entre outras, de acordo com a realidade de cada estabelecimento de ensino onde o aluna estuda. O aluno infrator não é dispensado da aula para cumprir as ações, elas são executadas no contraturno, sempre acompanhadas de perto por um inspetor de aluno.

Carina disse que a experiência está sendo boa e com algumas surpresas. Foi determinado a um aluno para auxiliar na cozinha da escola. Ocorre que ele gostou da função e agradou aos servidores pela sua eficiência. Neste caso foi necessária a mudança da ação, para que não ficasse prazeroso ao aluno. Outra experiência positiva foi a oportunidade que o aluno teve em relatar sobre a sua vida familiar, o que pode contribuir para o entendimento de determinados comportamentos.


As ações educativas são aplicadas no período de um a três dias, dependendo da gravidade, sempre levando em consideração a idade do aluno, para avaliar a infração e determinar a ação educativa.

O início das ações educativas foi anunciado nas reuniões de pais e mestres, realizadas no mês de maio passado. Os pais que não participam das reuniões e da vida escolar de seu filho está infringindo a lei, de acordo com a Portaria nº 001/2014, do Juiz da Infância e da Juventude, Dr. Anderson Royer, da Comarca de Chapadão do Sul.

A Diretora Carina disse que ainda é cedo para uma avaliação técnica, mas os coordenadores e professores já sentiram uma sensível diferença no comportamento de determinados alunos, com um longo histórico de indisciplina na escola.

A aplicação do PROCEV foi proposto pelo Ministério Público Estadual, com apoio do Juizado da Infância, Juventude, Secretaria Municipal de Educação e concordado pelos pais em audiência pública realizada em 2015.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)