Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

29/01/2005 08:55

Escola tem que obedecer regras para se desfazer de livro

Agência Brasil

O início das aulas está próximo e as escolas públicas começam a receber as novas obras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Com isso, muitas ficam sem saber o que fazer com as publicações que foram utilizadas por três anos. Mas na hora de se desfazer dos livros antigos, é necessário lembrar que eles são um bem público e, portanto, algumas regras devem ser seguidas, tanto para doação como para venda.

A partir do momento em que as obras chegam às escolas, passam a fazer parte do patrimônio de estados e municípios. Por isso, as secretarias estaduais e municipais de Educação que querem se desfazer do material devem seguir a legislação local que regulamenta o reaproveitamento, a movimentação e outras formas de rejeição de bens públicos.

A coordenadora substituta dos programas do livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): Sônia Schwartz, disse que o livro pode ser utilizado, em alguns casos, por mais de três anos. "A gente sabe que em alguns lugares onde os livros duram muito mais: cinco anos na escola e eles continuam sendo utilizados por outros alunos e outras pessoas".

No Distrito Federal, por exemplo, os livros passam por uma oficina de reforma e podem ser reutilizados por outros alunos. "Se o livro estiver em condições,estiver bom, novo ainda, pode ser utilizado na biblioteca como pesquisa, inclusive com outras turmas, às vezes de turnos noturnos ou de Ensino Médio", explicou a coordenadora.

Os colégios que fazem parte da administração federal devem seguir o decreto nº 99.658 de 30 de outubro de 1990, que detalha a classificação do material como ocioso, antieconômico e irrecuperável.

O Programa Nacional do Livro Didático distribui gratuitamente publicações para todos os alunos das oito séries da rede pública de ensino fundamental. Só neste ano, o programa distribuiu mais de 110 milhões de obras.

No site do FNDE (www.fnde.gov.br) é possível consultar tabela com os anos de distribuição e o prazo de vida útil das publicações do Programa Nacional do Livro Didático.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)