Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Escola São José recebe palestrante que fala sobre motivação

Assessoria - 20 de junho de 2014 - 17:00

Escola São José recebe palestrante que fala sobre motivação

Aos vinte e seis dias do mês de fevereiro do ano de 2014, a Escola Estadual São José recebeu o palestrante Anuar Nagibe Naife Mamede, que ministrou uma palestra abordando o tema “Motivação para o jovem no mercado de trabalho” para os educandos do Ensino Médio do período matutino, participantes do Programa Jovem de Futuro.

Iniciou-se a palestra com apresentação do vídeo “Faça sua vida valer a pena” orientando os discentes sobre o fato de fazer a vida valer a pena porque ninguém estuda por acaso e os estudos devem ser levados a sério. Foi abordada a importância do estudo para alcançar algo na vida e o primeiro passo a ser dado pelos estudantes é ouvir os professores.

Através de vídeos e slides, o palestrante esclareceu que os estudantes devem ter boas atitudes para conseguir ter sucesso na vida e nos estudos como: ter bom ritmo de vida, não fazer uso de drogas, ter hábito da leitura, se interessar pelo ato de escrever bem. Comentou sobre a importância em evitar o imediatismo, instabilidade, irritabilidade, falta de método e diciplina, falta de organização, stress, vícios, não esperar pelos pais para assumir responsabilidades e falta de compromisso, pois estes fatores influenciam nos resultados diante da vida e dos estudos.

Posteriormente, esclareceu-se sobre a necessidade de se afastar do comodismo, da preguiça, falta de crença no sucesso e em si mesmo. Segundo o palestrante, todos têm capacidade, nasceram para prosperar, para ter sucesso e progredir. Afirmou que todos devem aprender a servir, ser bons, amar a Pátria, cuidar do patrimônio escolar, pois “a escola é muito mais que tirar notas e que a nota é uma conseqüência”

O palestrante levou os alunos a refletirem sobre o questionamento: o que penso que sou, o que pensam que sou e o que pensam do que pensam que sou, para que os educandos pensassem na importância de aproveitar as oportunidades evitando-se a auto-estima instável, a agitação, falta de limites, desmotivação para os estudos, falta de determinação, falta de persistência. Destacou o respeito ao outro e a paciência com as coisas ruins.

Em seguida, o palestrante comentou sobre as atitudes que fazem a diferença em sala de aula, perguntou aos discentes como tem sido suas atitudes em sala de aula e na escola como um todo. Diante deste questionamento ressaltou aos estudantes que eles devem ser organizados e compromissados com os estudos.

Posteriormente, o ministrante do evento comentou sobre a importância dos discentes se ingressam em cursos e graduações aprimorando seus estudos e aperfeiçoando seus conhecimentos, ampliando as experiências pessoais e profissionais. Ressaltou que o estudante deve se preocupar com sua reputação, imagem e conceito, pois o mercado de trabalho busca quem tem interesse em trabalhar e investe em si mesmo.

O palestrante sugeriu aos educandos que para manter uma boa imagem e conceito na sociedade deve-se ser gentil e adotar boas atitudes como: não resolver as coisas através de conflitos, melhorar a postura, aperfeiçoar a comunicação, saber ouvir e se aproximar mais de seus pais dialogando mais com eles, pois a vida é uma insegurança.

O encerramento da palestra deu-se com a apresentação de dicas aos educandos para destacar-se como: ter uma rede de contatos, fortalecer a base de informações, ler, ser curioso, ter espírito de equipe, fazer escolhas, dedicar-se e ser honesto.

Como o próprio tema indica, nesta palestra foram sugeridas várias ações de boa convivência, ética e qualidade no trabalho, cujo objetivo foi orientar e levar os educandos a refletirem sobre questionamentos como: O jovem e o mercado de trabalho, liderança, trabalho em equipe e postura frente à clientela.

Na atualidade, muitos educandos não possuem perspectiva de vida, não planejam o futuro e demonstram pouco interesse em estudar, não há desejos de avanço, de preparo de vida. Para exposição do contrário, o evento contribuiu para conscientizar os jovens de que o primeiro passo é estar aberto, disponível ao novo, ao aprendizado, ao preparo profissional.

O evento foi proporcionado com a intenção de colaborar com a Escola Estadual São José no sentido de preparar seus alunos para um melhor aproveitamento do aprendizado, uma vida mais harmoniosa e focada em saúde emocional e física. Os temas abordados, serviram de ponto de partida para o despertar do interesse coletivo rumo à prática do que foi divulgado.

Esta palestra, realizada sem fins lucrativos e efetivação de proventos, foi mais uma iniciativa dos gestores desta unidade escolar em garantir informação e aprendizagem para valorização do ser, oportunizando a prática da socialização e melhoria de vida.

SIGA-NOS NO Google News