Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Escola que Protege vai prevenir violência contra criança

Assessoria / MEC - 28 de outubro de 2004 - 15:07

A escola como um lugar para detectar, diagnosticar, encaminhar e, principalmente, prevenir a violência contra crianças e adolescentes no Brasil. É com este olhar que o Ministério da Educação, por meio de sua Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), lançou hoje, 28, às 9h, em Brasília, no Hotel Fenícia Bittar, o projeto-piloto do programa Escola que Protege, em parceria com a organização não-governamental Hathor – Ações de Amor à Vida.


O projeto, a ser implementado inicialmente em três capitais – Recife, Fortaleza e Belém – vai criar centros de prevenção e acolhimento às crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência. Nestes centros, crianças e adolescentes vítimas de violência física, sexual e psicológica vão obter apoio e atendimento especializado.


O Escola que Protege tem por objetivo quebrar o ciclo da violência. Para isso, baseia-se no tripé: atendimento às crianças e adolescentes em situação de violência; escola de pais, que irá atender os pais e responsáveis, oferecendo-lhes apoio psicossociopedagógico, para quebrar o ciclo da violência em seu cotidiano; e a capacitação de educadores, para despertar sua atenção, percepção e responsabilidade no encaminhamento dos casos de vítimas de violência. A expectativa é de que na primeira quinzena de novembro a estrutura do projeto já esteja em funcionamento.


Durante seis meses, os projetos serão monitorados e avaliados por equipe da Hathor, sob a coordenação da psicóloga Jussara Dutra. A partir daí serão gerados dados e indicadores que poderão orientar o MEC na concepção de políticas públicas para atender crianças e adolescentes em situação de violência.


Repórter: Iara Bentes

SIGA-NOS NO Google News