Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

05/07/2005 14:27

Escola de Fábrica reabre inscrições este mês

ACS - MEC

O Ministério da Educação vai abrir inscrições, no fim deste mês, para novos projetos do Escola de Fábrica, programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) que oferece capacitação profissional a jovens de 16 a 24 anos. Podem participar prefeituras, organizações não-governamentais, secretarias de educação, fundações, escolas, cooperativas e instituições sem fins lucrativos. O número de projetos e alunos a serem selecionados ainda será definido.

Este ano, 1,5 mil projetos foram inscritos no Escola de Fábrica. Destes, 558 foram aprovados e serão colocados em prática, a partir de setembro, em 250 municípios de todo o país, para beneficiar 11,5 mil alunos. O programa oferecerá cem modalidades de cursos profissionais em 20 áreas, dentre as quais, marcenaria, turismo, hotelaria, confecção, agricultura familiar e informática.

Cada curso, presencial, terá duração de 600 horas, em turmas de no máximo 20 alunos. Há a expectativa de que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participe da aula inaugural, em setembro, em Porto Alegre. As aulas para os alunos já selecionados terminam em março do próximo ano. O Ministério da Educação investirá R$ 25 milhões no programa, até 2007.

Qualificação — “O Escola de Fábrica pretende alcançar alta taxa de empregabilidade ao oferecer cursos articulados com as empresas que trabalham com demandas locais e regionais”, disse Jane Bauer, diretora do Escola de Fábrica. “As empresas já visualizam a contratação de mão-de-obra qualificada.”

Hoje, 700 empresas participam do Escola de Fábrica. Os alunos devem estar matriculados na rede pública do ensino básico e ter renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo e meio. Além de aprender uma profissão, eles recebem alimentação, uniforme, transporte, bolsa de estudo de meio salário mínimo, material didático e seguro de vida em grupo. Os custos são bancados pelas empresas, que também liberam espaço e mobiliário para as aulas e instrutores para as turmas.

As regras para a apresentação de projetos estarão à disposição na internet. Mais informações sobre o Escola de Fábrica pelos telefones (61) 2104-8554 e 2104-8061 e no Ministério da Educação — Esplanada dos Ministérios, bloco L, 4o andar. CEP: 70047-900, Brasília, DF.

Repórter: Susan Faria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)