Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Escola de Fábrica reabre inscrições este mês

ACS - MEC - 05 de julho de 2005 - 14:27

O Ministério da Educação vai abrir inscrições, no fim deste mês, para novos projetos do Escola de Fábrica, programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) que oferece capacitação profissional a jovens de 16 a 24 anos. Podem participar prefeituras, organizações não-governamentais, secretarias de educação, fundações, escolas, cooperativas e instituições sem fins lucrativos. O número de projetos e alunos a serem selecionados ainda será definido.

Este ano, 1,5 mil projetos foram inscritos no Escola de Fábrica. Destes, 558 foram aprovados e serão colocados em prática, a partir de setembro, em 250 municípios de todo o país, para beneficiar 11,5 mil alunos. O programa oferecerá cem modalidades de cursos profissionais em 20 áreas, dentre as quais, marcenaria, turismo, hotelaria, confecção, agricultura familiar e informática.

Cada curso, presencial, terá duração de 600 horas, em turmas de no máximo 20 alunos. Há a expectativa de que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participe da aula inaugural, em setembro, em Porto Alegre. As aulas para os alunos já selecionados terminam em março do próximo ano. O Ministério da Educação investirá R$ 25 milhões no programa, até 2007.

Qualificação — “O Escola de Fábrica pretende alcançar alta taxa de empregabilidade ao oferecer cursos articulados com as empresas que trabalham com demandas locais e regionais”, disse Jane Bauer, diretora do Escola de Fábrica. “As empresas já visualizam a contratação de mão-de-obra qualificada.”

Hoje, 700 empresas participam do Escola de Fábrica. Os alunos devem estar matriculados na rede pública do ensino básico e ter renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo e meio. Além de aprender uma profissão, eles recebem alimentação, uniforme, transporte, bolsa de estudo de meio salário mínimo, material didático e seguro de vida em grupo. Os custos são bancados pelas empresas, que também liberam espaço e mobiliário para as aulas e instrutores para as turmas.

As regras para a apresentação de projetos estarão à disposição na internet. Mais informações sobre o Escola de Fábrica pelos telefones (61) 2104-8554 e 2104-8061 e no Ministério da Educação — Esplanada dos Ministérios, bloco L, 4o andar. CEP: 70047-900, Brasília, DF.

Repórter: Susan Faria

SIGA-NOS NO Google News