Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/04/2005 08:13

Escola de Fábrica inicia aulas em junho

ABr

O programa Escola de Fábrica, do Ministério da Educação, vai iniciar cursos em vários municípios de 19 estados, a partir de 13 de junho. Nesta primeira fase, serão abertas 500 escolas em fábricas de diferentes segmentos da economia para beneficiar cerca de 10 mil jovens de 16 a 24 anos de idade, até o final de 2005.

O programa tem o apoio de unidades gestoras (prefeituras, organizações não-governamentais, secretarias estaduais e municipais de Educação, fundações, escolas e cooperativas) e de unidades formadoras (empresas e indústrias onde funcionará o projeto). O MEC será o agente financeiro, fiscalizador e supervisor do processo.

Até o final do mês, as 83 unidades gestoras pré-selecionadas enviarão ao MEC seus planos de trabalho, com indicação dos cursos que serão oferecidos e quais as empresas parceiras. O prazo vai até o dia 29 de abril para envio por meio eletrônico e até o dia 30 para entrega pelos correios. O resultado será divulgado no dia 5 de maio. Em seguida, as unidades gestoras abrirão inscrições para selecionar os alunos, que estudarão de junho a dezembro deste ano. A proposta pedagógica deve ser enviada pela internet até 19 de maio e pelos correios até 20 do mesmo mês

Os jovens devem estar matriculados na rede pública regular do ensino básico ou nos programas educacionais do governo federal e ter renda familiar per capita de, no máximo, um salário mínimo e meio. Eles terão a oportunidade de se qualificar, receberão alimentação, uniforme, transporte, material didático e seguro de vida. Estes custos serão bancados pelas empresas (unidades formadoras), que também liberarão espaço, mobiliário e instrutores para as turmas. Os alunos recebem, ainda, do Ministério da Educação, bolsa de meio salário mínimo.

Cada curso da Escola de Fábrica será presencial, com duração total de 600 horas em turmas de até 20 alunos. Estudantes que concluíram os estudos no programa Brasil Alfabetizado ou que estejam matriculados ou ingressando na educação de jovens e adultos formam o público prioritário da Escola de Fábrica, na qual o MEC investirá R$ 25 milhões somente nesta primeira fase.

Lançado em outubro do ano passado, o programa terá cursos em 20 áreas da educação profissional, entre elas metalurgia, agricultura, hotelaria, padaria, marcenaria e comércio. O programa visa à inclusão social e vai beneficiar estudantes excluídos do mercado de trabalho. Além disso, pretende estimular empresas privadas a praticar a responsabilidade social, qualificando pessoas da comunidade do seu entorno.

Na segunda quinzena de junho, o MEC lançará nova chamada para selecionar mais unidades gestoras. Muitas empresas estatais, ligadas ao Fórum das Estatais pela Educação, já aderiram ao programa e ainda este ano abrirão escolas de fábrica, principalmente nos estados da Federação que ainda não foram contemplados pelo programa.

Com informações do Ministério da Educação.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)