Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Erro no quociente eleitoral ocorreu em 16 estados

Maristela Brunetto / Campo Grande News - 06 de outubro de 2004 - 14:03

O cálculo do quociente eleitoral sofreu erro em 16 estados brasileiros, podendo ter resultado em composição equivocada das câmaras municipais. Tal situação foi admitida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) à Justiça Eleitoral de Três Lagoas, uma das 33 cidades que passaram pelo problema, a única de Mato Grosso do Sul.
A juíza da 51ª Zona Eleitoral, Fernanda Martins, conta que outro magistrado estranhou a composição da Câmara ontem à tarde e o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) foi acionado. Antes que a corte sul-mato-grossense respondesse ao questionamento, o TSE já assumia o erro através de um fax encaminhado à cidade.
O TRE está enviando a Três Lagoas técnicos da equipe de informática para avaliar o sistema que calcula o quociente eleitoral. É um programa elaborado pelo TSE e que a Justiça nos municípios não tem acesso. No caso de Três Lagoas, a votação total de cada partido, parâmetro para o cálculo, foi utilizada para distribuir entre 9 vagas, quando a Câmara Municipal terá 10 parlamentares.
A magistrada informou que esta tarde, às 15h, está marcada uma audiência pública no Fórum da cidade para que o erro seja explicado e seja proclamada a formação real do Legislativo, caso seja necessária alguma mudança.

SIGA-NOS NO Google News