Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/09/2010 19:19

Equipes de resgate dos mineiros soterrados no Chile já perfuraram 300 metros

Renata Giraldi, Agência Brasil

Brasília – Há mais de um mês soterrados a 700 metros de profundidade, 33 trabalhadores da Mina de San José, no Chile, receberam hoje (15) a informação de que as perfuradoras já ultrapassaram a marca de 300 metros de escavação. Duas máquinas, de diferentes potências, funcionam de forma quase ininterrupta. A terceira máquina, utilizada em petrolíferas, deverá ser acionada amanhã (16). Os técnicos já concluíram a construção de uma plataforma própria para sustentar a perfuratriz.

As informações são da TVN, a rede estatal de televisão do Chile. O anúncios sobre avanço nas perfurações ocorre depois de quatro dias em que a principal escavadora, a T-130, ficou parada porque apresentou problemas técnicos. Com isso, apenas a primeira máquina, a Strata 950, funcionou neste período, atrasando os trabalhos.

A possibilidade de atraso no resgate dos 33 mineiros gerou angústia, temor e até revolta. Mas o governo do presidente do Chile, Sebastián Piñera, tentou acalmar os mineiros e os parentes que acompanham o trabalho de resgate. Por meio do ministro da Saúde, informou que manteve a previsão de concluir os trabalhos em três a quatro meses. Nesse meio tempo as autoridades pensaram até em usar dinamites para acelerar as operações. Mas esta alternativa foi descartada por causa da ameaça de novos desabamentos.

Ontem (14), o mineiro Ariel Ticana, que aguarda o resgaste, pôde assistir ao nascimento da filha Esperanza. O vídeo do parto foi enviado para o interior da mina pelo túnel que faz a ligação entre o local onde estão os mineiros e a superfície.

Desde o acidente, os mineiros gravaram dois vídeos, nos quais enviam mensagens e mostram como vivem e dividem as tarefas cotidianas. Os trabalhadores demonstram bom humor, fazem piadas e afirmam que aguardam o resgate com otimismo. Eles são monitorados de dia e de noite por especialistas em saúde física e mental.

Edição: Vinicius Doria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)