Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Equipamento tem papel importante no treinamento funcional

Gazeta Esportiva - 08 de fevereiro de 2018 - 11:00

O equipamento para treino isoinercial, Desmotec, é uma ferramenta moderna para treinar força e potência nas aulas de treinamento funcional e para o alto rendimento. Este tipo de máquina faz com que o treinamento físico seja feito de uma forma mais eficiente, auxilia na prevenção lesões, na reabilitação e também ajuda a aprimorar o gesto específico do esporte. Além de fornecer biofeedback em tempo real para o praticante.

A força é trabalhada de acordo com a aceleração que o praticante coloca enquanto realiza o exercício no equipamento, para membros superiores ou inferiores. A força produzida é relativa à capacidade do atleta de acelerar e frear cada repetição, e independe da ação da gravidade. Quanto mais rápido e forte é o movimento na ação concêntrica (no momento da contração), maior é a força para desacelerá-lo na fase excêntrica.

“Quando a pessoa inicia o exercício, a mesma velocidade que é usada para fazer o movimento, acaba ‘puxando’ ela de volta, permitindo ao praticante treinar forças de aceleração e desaceleração para os ciclos de alongamento e encurtamento muscular. O equipamento se difere dos outros pela ação isoinercial que pode diminuir o tempo que a pessoa gasta no treinamento físico e traz mais adaptações do que o treinamento convencional”, explica Marcelo Zangrande, preparador físico da LifeSquare.

“Além disso, com ele podemos trabalhar dentro da especificidade do gesto esportivo, como na corrida, no tênis, no vôlei, entre outros. Ele é uma excelente ferramenta para o treinamento funcional”, completa Marcelo.

SIGA-NOS NO Google News