Cassilândia, Sábado, 22 de Setembro de 2018

Últimas Notícias

11/03/2005 15:43

Equipamento faz diagnóstico de câncer e leishmaniose

Dourados News

Um novo equipamento para diagnóstico de câncer de próstata e de mama, capaz também de detectar a leishmaniose, uma doença infecciosa que atinge as áreas mais pobres do país, está sendo concluído por um grupo de pesquisadores da Rede de Nanotecnologia Molecular e de Interfaces (Renami), sob a coordenação de Oscar Malta, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A utilização do protótipo em fase experimental já se mostrou mais barata que outros testes similares e importados. Ele recebeu o nome de Fluorim 1.0 e se baseia nas propriedades ópticas de um composto desenvolvido pelos pesquisadores que ainda não pode ter seu segredo revelado, enquanto não for patenteado no Brasil e no exterior.

Um pedido de patente da substância deverá ser brevemente depositado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Segundo os pesquisadores, é possível dizer que ela funciona como um marcador óptico da doença e é sintetizada a partir do óxido de európio.

"Entre os lantanídeos, que na Tabela Periódica se encontram no grupo das terras-raras, o európio é o mais luminescente", justifica Malta, professor do Departamento de Química Fundamental da UFPE e coordenador nacional da Renami, uma rede formada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia que reúne 60 pesquisadores em 17 instituições de todo o país.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Sexta, 21 de Setembro de 2018
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do dia
Quinta, 20 de Setembro de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)