Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/08/2010 09:42

Entressafra despenca preço do leite em Mato Grosso do Sul

Portal MS

A queda acentuada no preço do leite in natura no período de entressafra em Mato Grosso do Sul causa preocupação aos produtores e a indústria

O litro do produto teve redução este mês de 6% e está sendo vendido a R$ 0,58. Desde janeiro deste ano o preço caiu 77,33%. A baixa nos preços é generalizada e acontece em todo o País.

Por ser um período em que o pasto é escasso em função de pouca chuva, o produtor tem que dar suplementação alimentar aos animais, o que encarece o custo da produção. Em resumo o produtor gasta mais e com a queda no preço, recebe menos. “A conta não fecha”, diz a assessora Econômica da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Adriana Mascarenhas.

A redução acentuada pode ser atribuída ao alto estoque de leite UHT no mercado com queda na exportação deste tipo de leite e derivados lácteos, além da importação de 21,650 mil toneladas de leite em pó do Uruguai e Argentina e o aumento da produção no Sul do País. Outro fator que também contribui é a redução do preço no mercado spot - comércio entre indústrias. Para Adriana, o “cenário é muito difícil para o produtor”.

Em 2009 os preços se encontravam no mesmo patamar, sendo que o volume de importação dos dois países chegou a 38,4 mil toneladas.

Em Mato Grosso do Sul existem 33 mil produtores de leite, sendo que 80% são de pequeno porte e de assentamentos. A produção no Estado é de R$ 1,5 milhão de litros por mês.

Ao mesmo tempo a indústria reclama que também é prejudicada com o aumento da oferta do produto no mercado. A presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínio de Mato Grosso do Sul (Silems), Milene de Oliveira Nantes, diz que somente com a implantação do Conseleite no Estado “vamos poder observar quem absorve o ganho”. O conselho paritário formado por indústria e produtores vai sugerir um preço médio para o leite produzido no Estado.

Segundo Milene o consumidor que estiver atento encontra leite de caixinha e queijo mussarela a preços muito baixos, que não condizem com o período de entressafra.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)