Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Entrega de armas reduz violência, avalia chefe da PF

Marta Ferreira / Campo Grande News - 29 de julho de 2004 - 14:50

O superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, acredita que em "médio a longo" prazos a campanha do desarmamento terá resultados práticos na forma de redução dos casos de violência no País.
"Noventa por cento dos homicídios envolvem armas de fogo", lembrou o superintendente. A avalição de Jacini também aponta que criminosos vão ser tirados de circulação com a proibição do porte de armas pelo Estatuto do Desarmamento. Hoje, por exemplo, a Polícia Civil divulgou que prendeu um assaltante de postos de combustível, porque ele estava com uma arma. Só depois da prisão ele foi identificado como autor dos assaltos.
Indagado se a campanha não vai desarmar apenas o cidadão de bem e deixar bandidos armados, Jacini avaliou quee diminuir as chances de "abastecimento" dos bandidos com armamentos, na medida em que reduz o mercado pode reduzir o mercado paralelo. "Quantos não levam armas quando roubam casas?, afirmou.
Para o superintendente da PF, os resultados até agora da entrega de armas pela população surpreendem. Em Mato Grosso do Sul, o último balanço aponta que já foram entregues 686 armas nas cinco delegas da Polícia Federal no Estado, em Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã, Naviraí e Três Lagoas.
Jacini acredita que, com a tranformação das delegacias de Polícia Civil em postos de recebimento de armas, a campanha tenha resultado ainda mais positivo. Ele comentou que o prazo que o governo está dando para que as pessoas recebam indenização pela entrega de armas é uma espécie de anistia. Quem não fizer isso até dezembro, pode ser preso.

SIGA-NOS NO Google News