Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Entre PT e PDT, Fetems faz eleição na próxima 5ª feira

Aline dos Santos - Campo Grande News - 10 de junho de 2008 - 15:56

Maior sindicato de Mato Grosso do Sul, a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação) vai escolher na quinta-feira, das 8h às 20h, a chapa que administrará a entidade pelos próximos três anos. Na prática, o comando do sindicato - que representa 54% dos servidores estaduais e tem orçamento mensal de cerca de R$ 100 mil - ficará com PT ou PDT.

Petista, Jaime Teixeira, atual presidente da federação, encabeça a chapa 1, denominada “Fetems Forte”. Já o pedetista José Borges da Silva, que perdeu a disputa em 2005, lidera a chapa 2, “Fetems em Ação para Todos”. Sobre a influência política, ambos destacam que as chapas são plurais quanto à filiação partidária.

“A vice é do PPS e a chapa tem pessoas do PT, PMDB”, ilustra Borges, que é professor em Anastácio. “A chapa é plural. O Jaime Teixeira é do PT, mas a Fetems é do professores”, destaca Jaime, que exemplifica que sua chapa tem pessoas filiadas ao PR, PCdoB e PPS.

A eleição a Fetems envolve os 78 municípios (69 com urnas) e 19,5 mil pessoas aptas a votarem. O pleito segue a antiga fórmula da cédula do papel e apuração manual. De acordo com o presidente da comissão eleitoral, Ordalino Martins da Cunha, nas localidades sem sindicato, os professores, administrativos e especialistas em educação votarão nas cidades vizinhas. “Quem é de Rio Negro, vota em Campo Grande. Quem trabalha em Aral Moreira, vota em Ponta Porã”, explica.

Na Capital, a votação será na ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), mas a Fetems terá uma urna para atender os profissionais que estiverem em trânsito. A previsão é que o resultado seja anunciado entre sábado à tarde e domingo de manhã. “Cada município faz a apuração e posta o resultado por sedex para a apuração estadual”, afirma. Após a eleição, a comissão tem prazo de 72 horas para divulgar o resultado.

Cordial - Ordalino Cunha destaca que o processo eleitoral transcorre em clima de cordialidade entre as chapas, sem denúncias de irregularidades. A última eleição foi marcada por uma batalha judicial. A eleição aconteceu em 14 de abril de 2005, contudo o resultado só foi homologado depois de quatro meses.

Para o próximo triênio, a chapa vencedora terá o direito de assumir integralmente a direção da Fetems. Segundo o presidente da comissão, o critério de proporcionalidade, que propiciava a participação de representantes das outras chapas na administração foi revogado em março deste ano.

SIGA-NOS NO Google News