Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/06/2008 15:56

Entre PT e PDT, Fetems faz eleição na próxima 5ª feira

Aline dos Santos - Campo Grande News

Maior sindicato de Mato Grosso do Sul, a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação) vai escolher na quinta-feira, das 8h às 20h, a chapa que administrará a entidade pelos próximos três anos. Na prática, o comando do sindicato - que representa 54% dos servidores estaduais e tem orçamento mensal de cerca de R$ 100 mil - ficará com PT ou PDT.

Petista, Jaime Teixeira, atual presidente da federação, encabeça a chapa 1, denominada “Fetems Forte”. Já o pedetista José Borges da Silva, que perdeu a disputa em 2005, lidera a chapa 2, “Fetems em Ação para Todos”. Sobre a influência política, ambos destacam que as chapas são plurais quanto à filiação partidária.

“A vice é do PPS e a chapa tem pessoas do PT, PMDB”, ilustra Borges, que é professor em Anastácio. “A chapa é plural. O Jaime Teixeira é do PT, mas a Fetems é do professores”, destaca Jaime, que exemplifica que sua chapa tem pessoas filiadas ao PR, PCdoB e PPS.

A eleição a Fetems envolve os 78 municípios (69 com urnas) e 19,5 mil pessoas aptas a votarem. O pleito segue a antiga fórmula da cédula do papel e apuração manual. De acordo com o presidente da comissão eleitoral, Ordalino Martins da Cunha, nas localidades sem sindicato, os professores, administrativos e especialistas em educação votarão nas cidades vizinhas. “Quem é de Rio Negro, vota em Campo Grande. Quem trabalha em Aral Moreira, vota em Ponta Porã”, explica.

Na Capital, a votação será na ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), mas a Fetems terá uma urna para atender os profissionais que estiverem em trânsito. A previsão é que o resultado seja anunciado entre sábado à tarde e domingo de manhã. “Cada município faz a apuração e posta o resultado por sedex para a apuração estadual”, afirma. Após a eleição, a comissão tem prazo de 72 horas para divulgar o resultado.

Cordial - Ordalino Cunha destaca que o processo eleitoral transcorre em clima de cordialidade entre as chapas, sem denúncias de irregularidades. A última eleição foi marcada por uma batalha judicial. A eleição aconteceu em 14 de abril de 2005, contudo o resultado só foi homologado depois de quatro meses.

Para o próximo triênio, a chapa vencedora terá o direito de assumir integralmente a direção da Fetems. Segundo o presidente da comissão, o critério de proporcionalidade, que propiciava a participação de representantes das outras chapas na administração foi revogado em março deste ano.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)