Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Entre mudanças e decepções, UFC brasileiro movimenta BH

Terra - 23 de junho de 2012 - 14:40

O que era para ser o \"maior UFC de todos os tempos\" virou um UFC só para brasileiros. A edição 147 do maior evento de MMA do mundo vai acontecer em Belo Horizonte com ares de decepção. Lesões dos lutadores e mudanças da organização prejudicaram as lutas, que vão despertar pouco interesse internacional. Mesmo assim, quem sobrou no card promete show para a torcida mineira, que tem conseguido manter a empolgação para o evento e deve dar o verdadeiro espetáculo na noite deste sábado, a partir das 19h45 (de Brasília).

Tudo começou quando Dana White, o \"chefão\" do UFC, prometeu que o UFC 147 seria maior do que qualquer evento de grande porte dos Estados Unidos, seja ele a final da NBA ou do futebol americano, o Super Bowl. Essa ambição era justificada pelo sede escolhida primeiramente: o Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, receberia cerca de 60 mil pessoas em uma noite, algo que nunca aconteceu sequer em partidas de futebol. Para isso foi preparado um card especial, que contaria com lutas como Anderson Silva x Chael Sonnen e Wandelei Silva x Vitor Belfort. Nada disso será visto em Belo Horizonte, neste sábado.

As mudanças começaram exatamente por causa da ambição de Dana White. Afinal, ao anunciar que o UFC 147 iria para Belo Horizonte, a justificativa apresentada foi a falta de capacidade do Rio de Janeiro para receber dois eventos de grande porte - o Rio+20 acontece nesta semana na capital carioca. Praticamente ao mesmo tempo que anunciou a mudança de sede, o UFC continuou a diminuir o alcance do UFC 147: a luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen foi adiada para o UFC 148, que acontecerá em Las Vegas. Como o americano costuma provocar o supercampeão dos pesos médios e ainda criticar o Brasil, o interesse do público estava todo voltado para esse combate.

Mas ainda haveria uma luta para salvar o card: a rivalidade de Wanderlei Silva e Vitor Belfort estava em alta como nunca. Afinal, os dois foram treinadores do reality show The ultimate Fighter e trocaram provocações episódio por episódio. Porém, cerca de um mês antes do combate, Belfort quebrou a mão, desistiu do combate e chocou a comunidade do MMA. Agora o UFC 147 estava sem qualquer atração que tivesse grande alcance internacional.

Rich Franklin foi colocado no lugar de Belfort, mas tem pouco apelo junto ao público americano. Ele foi o último campeão dos médios e perdeu o cinturão para Anderson Silva, mas está em final de carreira e cria poucas expectativas nos Estados Unidos. Wanderlei Silva chega como favorito disparado, já que sequer teve que mudar seus treinamentos: \"alterei muito pouco, porque os dois (Belfort e Franklin) são parecidos. Os dois são canhotos, lutam em pé, então não teve problema\", afirmou confiante o ex-campeão do Pride, que também está em fim de carreira, mas se tornou a principal estrela do UFC 147.

Só há mais uma luta com um estrangeiro nesse UFC tão brasileiro. O americano Mike Russow vai enfrentar Fabrício Werdum entre os pesados. No mais, o card está repleto de lutadores que participam do TUF. O público mineiro até tem mostrado carinho com eles, mas fora do Brasil o reality show teve pouco alcance. Isso porque um TUF aconteceu ao mesmo tempo nos EUA, com o campeão Dominick Cruz como um dos treinadores, em um duelo também esperado contra Urijah Fabber. Dessa forma, é improvável que qualquer americano pague um pay-per-view para ver uma sequência de combates com lutadores desconhecidos para eles.

Mas o sucesso no Brasil está garantido: lutas como Cezar Mutante x Serginho Moraes, Godofredo Pepey x Rony Jason e Gasparzinho x Rodrigo Damm envolvem rivalidades criadas durante os 40 dias de isolamento do TUF. Além disso, outros lutadores, como Francisco Massaranduba e Thiago Bodão cativaram o público, seja pelo carisma ou pela história de vida. Um dos objetivos do programa foi conquistado com sucesso: lutadores foram humanizados e passaram uma imagem melhor para quem não acompanha tanto o MMA ou tem preconceito contra eles.

Resta saber agora se o outro objetivo do TUF será atingido: revelar talentos para o UFC sempre foi a primeira ideia de Dana White. O Brasil é considerado o melhor país para descoberta de novos campeões, mas isso terá que ser provado neste sábado. Mutante, Serginho, Jason e Pepey brigarão por dois contratos garantidos com o UFC. Os outros terão que vencer ou até fazer mais do que isso para conseguir o mesmo. Terão que dar um show. Não será o show que todos queriam. Mas ainda assim pode ser um espetáculo impressionante. Para os brasileiros, é claro.

Veja todas as lutas do UFC 147:

Card principal do UFC 147
Rich Franklin vs Wanderlei Silva
Cezar Mutante vs Serginho Moraes
Rony Jason vs Godofredo Pepey
Mike Russow vs Fabricio Werdum
Hacran Dias vs Yuri Marajó

Card preliminar
Rodrigo Damm vs Anistavio Gasparzinho
Francisco Massaranduba vs Delson Pé de Chumbo
Hugo Wolverine vs John Macapá
Leonardo Macarrão vs Thiago Bodão
Wagner Galeto vs Marcos Vina
Milton Vieira vs Felipe Sertanejo

SIGA-NOS NO Google News