Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/11/2008 07:26

Entre 5 e 18 anos de idade, câncer é a principal causa

Agência Notisa

No dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, o INCa (Instituto Nacional do Câncer) marcou a data com o lançamento da publicação Câncer na criança e no adolescente no Brasil: dados dos registros de base populacional e de mortalidade, com presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão e do Vice-presidente da República, José Alencar. O livro, que reúne informações e estatísticas da incidência e da mortalidade da doença em todo o Brasil é, segundo Luiz Antonio Santini, Diretor Geral do INCa, uma iniciativa inédita no país.


A leucemia é o tipo de câncer que mais acomete e mata pacientes nesta faixa etária. O linfoma é o segundo tipo mais freqüente, porém causa menos mortes que os tumores do sistema nervoso central, que ficam em terceiro lugar, mas são, de acordo com Santini, de maior gravidade. Os dados apresentados no livro apontam os meninos como mais suscetíveis a desenvolver a doença do que as meninas – entre 2001 e 2005, 44 crianças e adolescentes (para cada um milhão) do sexo masculino morreram por causa de câncer, sendo esse número de 36 para pacientes do sexo feminino.

Dos 5 aos 18 anos de idade, o câncer é a principal causa de morte por doença no Brasil. O Ministro da Saúde atribuiu esse dado ao controle da medicina sobre doenças infecto-contagiosas. “As características demográficas atuais da sociedade – a taxa de natalidade da mulher brasileira já é 1,8 filhos e os idosos vivem mais de 60 anos – fizeram com que as doenças infecto-contagiosas, antes maior foco de preocupação da saúde pública, dessem lugar às doenças crônicas, e é aí que o câncer se encontra”, afirmou Temporão.


Também participaram da solenidade o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), Renato Melaragno, e o senador Marcelo Crivella. O pediatra defendeu uma aplicação de verba maior nos estudos sobre o câncer, alegando que “tratar das crianças do país não tem preço”. Além disso, disse que se estima que cerca de 9500 crianças e adolescentes desenvolvam câncer no próximo ano.

José Alencar, que, desde 2006, tem problemas recorrentes de tumores retroperitoneais de sarcoma em tecido mole, foi elogiado pela forma com que lida com sua doença. “Associam o câncer à morte, sofrimento e angústia. O senhor é um exemplo de perseverança, determinação e coragem”, disse o diretor do INCa. Santini afirmou também que os estudos do Câncer na criança e no adolescente no Brasil: dados dos registros de base populacional e de mortalidade evidenciaram uma mudança na perspectiva da criança com câncer: de 85% de mortalidade para 85% de chances de cura. “Isso tem relação direta com avanços terapêuticos, métodos de diagnóstico precoce e a
utilização de registros médicos como fonte de consulta”, disse.


De acordo com as autoridades presentes, para que o câncer abandone essa posição crítica na incidência e na taxa de mortalidade infanto-juvenil, é preciso que haja prevenção e diagnóstico precoce. “A arma mais poderosa de combate ao câncer é ainda a informação”, afirmou Temporão.


Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)