Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Entidades e governo orientarão criador quanto ao Sisbov

Marta Ferreira - Campo Grande News - 05 de setembro de 2007 - 13:48

A vinda de uma missão técnica da União Européia a Mato Grosso do Sul ) em outubro foi tema de reunião realizada ontem entre produtores rurais e lideranças do setor na Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo). O ponto principal de discussão foi o alerta aos criadores quanto quanto às adequações ao (Sisbov) Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), que exige a rastreabilidade dos animais, com vistas à aceitação pelo mercado europeu.
.
Ficou definido que, para auxiliar quanto às adequações ao Sisbov, , a Seprotur, a Famasul e os sindicatos rurais devem realizar visitas educativas às propriedades incluídas no sistema. “Nosso papel será de orientação e apoio”, complementa Ademar.


“Os produtores devem se preparar quanto a essa visita já que é a nossa imagem. Temos que ter cuidado já que estamos na luta pelo status sanitário”, afirmou Ademar da Silva Jr, presidente da Famasul (Federação da Agricultura de MS).

Adesão Dados divulgados em agosto pelo Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) apontam que Mato Grosso do Sul é o Estado brasileiro com o maior número de animais incluídos no Sisbov. De acordo com o Mapa, 8,5 milhões das 25 milhões de cabeças do Estado estão incluídas no banco de dados, o equivalente a 34% do rebanho.

No País, conforme os dados, 6 milhões de animais foram incluídos no Sisbov. A adesão dos pecuaristas de Mato Grosso do Sul é atribuída à expectativa de abertura do mercado externo após os problemas ocorridos com o foco de febre aftosa. A vinda da missão da União Européia é apontada como uma possibilidade para alcançar essa abertura, já que o continente europeu é considerado o mais rígido em termos de exigências para importação de carne bovina.

SIGA-NOS NO Google News