Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Entenda os riscos da obesidade

Gazeta Esportiva - 21 de agosto de 2017 - 11:00

A obesidade é um dos grandes males da população mundial nos dias atuais. Cresce cotidianamente o número de pessoas acima do peso ou obesas. E de acordo com estudos recentes realizados pelo IBGE, cerca de 60% da população brasileira está acima do peso.

A obesidade também ganha destaque pelo grande número de doenças que pode provocar. Ela tem relação direta com elevações do índice de estrogênio, testosterona e insulina, que podem provocar ou maximizar doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2 e problemas físicos como artrose, artrite, cansaço, refluxo, além de tumores de vesícula, intestino, dentre outros.

Esse mal que é a obesidade não é recente na história da humanidade, mas tem se tornado um fator crônico nas últimas décadas. Hoje, representa um fenômeno no mundo pela quantidade de pessoas que estão com IMC (índice de massa corporal) acima do normal.

Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o resultado do IMC fica entre 18,5 e 24,9, o peso é considerado normal. Entre 25,0 e 29,9, sobrepeso, e acima deste valor, a pessoa é considerada obesa. Essa medida é obtida com a divisão do peso do paciente (em quilos) pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado.

Manter-se ativo e ter uma alimentação mais saudável é o caminho para combater a obesidade. Esse método simples de vida saudável deve ser implantado já nas escolas infantis, com propostas mais ativas como forma de educar o cidadão desde criança.

Vale lembrar que crianças saudáveis tendem a não ser obesas no futuro. Por isso, precisamos ser mais ativos, usar mais escadas, ir mais a pé a lugares próximos como para a padaria ou até a farmácia, além de incluir atividades de treino supervisionadas por um profissional de Educação Física, seja na academia ou individualmente, para que os benefícios do exercício sejam maiores e ainda mais preventivos.

Se você está lendo e pensou “eu não tenho tempo para me exercitar”, fique tranquilo! Estudos recentes comprovam grandes benefícios para exercícios curtos e intensos, com cerca de 10 a 20 minutos, que geram resultados semelhantes de treinos com maior tempo de duração. Então, não há desculpas para não se exercitar.

É muito importante destacar que se você não tem tempo para cuidar da saúde hoje, gastará tempo e dinheiro no futuro para cuidar de sua doença. Portanto, mexa-se! Vida ativa é vida saudável!

*Matheus Pavan é formado em Educação Física pela PUC-Campinas, especializado em Personal Trainer, emagrecimento, qualidade de vida e saúde. Possui duas certificações mundiais em Personal Training (RTS e WTTC).

SIGA-NOS NO Google News