Cassilândia, Sábado, 26 de Maio de 2018

Últimas Notícias

03/03/2005 16:03

Entenda o que são as células-tronco embrionárias

Cibele Maciel / ABr

As células-tronco são tipos celulares capazes de gerar todos os tecidos do organismo, como o do coração, da pele e da medula. "São como um tronco de uma árvore que pode gerar os ramos, as folhas, as flores, ou seja, são células precursoras de outros tipos celulares", explica a bióloga Milena Araújo, da Fundação Oswaldo Cruz da Bahia.

Inicialmente, pensava-se que elas fossem encontradas apenas em embriões. Recentemente, entretanto, descobriu-se que as células-tronco estão presentes em vários tecidos do corpo humano, com maior ou menor capacidade de gerar células específicas. São as chamadas células-tronco adultas, ou não-embrionárias. As mais utilizadas pela medicina são obtidas na medula óssea, placenta e cordão umbilical. Aquelas encontradas na medula óssea, por exemplo, tem uma função muito importante de regenerar o sangue, e vem sendo usada com sucesso no tratamento de leucemia.

As células-tronco adultas têm potencialidades diferentes das embrionárias. Estas, por serem mais jovens, são consideradas mais eficientes. Por outro lado, a bióloga explica que estudos afirmam que as células-tronco embrionárias têm mais probabilidade de causar rejeição e gerar tumores. O motivo é justamente a grande capacidade de regeneração ainda não pesquisada. Ao contrário delas, com as células-tronco adultas não há risco de rejeição.

Ainda vendo sendo pesquisado a origem dessa capacidade de se transformar e de se especializar. O que se sabe é que o transplante de células-tronco é a nova esperança da Medicina no tratamento de doenças consideradas incuráveis ou sem perspectiva de cura, como Mal de Alzheimer, Parkinson, diabetes, lesões cardíacas e da medula espinhal.

A utilização de células-tronco adultas já é realidade no Brasil há algum tempo. Segundo a bióloga, o país é pioneiro no tratamento de algumas doenças como a de Chagas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e fribose pulmonar. O Instituto do Milênio de Bioengenharia Tecidual, reúne trabalhos sobre terapias com células-tronco realizados em vários estados brasileiros.

Agora, com a aprovação da Lei de Biossegurança, será possível também iniciar pesquisas em células-tronco embrionárias.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 25 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Quinta, 24 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)