Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/09/2004 15:49

Entenda o que é o Programa Universidade para Todos

Agência Brasil

Brasília – O governo decidiu, nesta semana, aumentar a oferta de bolsas integrais e parciais de estudos para estudantes carentes nas instituições privadas de ensino superior por meio de uma medida provisória. Nela é instituído o Programa Universidade para Todos (PROUNI), que regula a atuação das universidades isentas de taxas e impostos, por serem consideradas beneficentes de assistência social e, ainda, as particulares com fins lucrativos, que recorrem ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – Fies.

O Ministério da Educação espera que a adoção das novas regras eleve para 300 mil o número de estudantes de baixa renda no ensino superior nas universidades privadas num prazo de cinco anos. A edição dessa medida antecipou a tramitação no Congresso do Prouni.

O ministro da Educação, Tarso Genro, defendeu a medida, afirmando enfaticamente que ela é inteiramente justificável e que desrespeito seria dar continuidade à falta de vagas nas universidades para a população de menor poder aquisitivo – atualmente apenas 6,8% dos brasileiros com mais de 25 anos tem curso universitário e, mais da metade desses, estão na região mais desenvolvida do país, isto é, no Sudeste.

Caso seja considerada a raça, a desproporção é também evidente: o número de brancos com nível universitário é quatro vezes maior que o de negros, pardos e indígenas. Para corrigir tais distorções o governo inseriu no texto da medida provisória obrigações que deverão ser cumpridas pelas instituições particulares de ensino que aderirem ao PROUNI, tal como a concessão de bolsa a essas etnias, em proporção ao número de indivíduos delas fornecido pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para cada unidade da federação.

Na visão do MEC, a proposta define claramente a aplicação da renúncia fiscal concedidas às entidades. As bolsas de estudo integrais serão concedidas a alunos com renda familiar por pessoa que não exceda o valor de até um salário mínimo e meio, o que hoje representa R$ 390,00 por pessoa. Bolsas parciais serão para famílias com renda, também por pessoa, que não exceda a três salários mínimos, ou seja, R$ 780,00, em valores de hoje.

Terão preferência aqueles alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública; os portadores de necessidades especiais; e os professores da rede pública que querem cursar as licenciaturas e pedagogia. A base da seleção será o Exame Nacional de Cursos (Enem), mas outros critérios serão definidos pelo MEC na regulamentação da medida provisória.

Com informações do Núcleo de Pesquisa da Radiobrás

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)