Cassilândia, Domingo, 20 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

28/11/2015 09:00

Entenda o que é a gravidez a termo

BabyCenter

Hoje em dia uma gravidez é considerada "a termo" a partir de 39 semanas. Antes disso, o bebê ainda não está totalmente pronto para nascer e é melhor não agendar o parto, a menos que haja risco para a saúde da mãe ou do filho.

Há alguns anos acreditava-se que crianças nascidas entre 37 e 42 semanas, sem sinais de sofrimento fetal, tinham probabilidade igual de serem saudáveis, e, por essa razão, os obstetras consideravam gestações a termo já a partir de 37 semanas.

Mas, com base em novas pesquisas sobre desenvolvimento fetal, entidades internacionais e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) decidiram revisar a definição do tempo ideal para o bebê nascer com menores chances de problemas relacionados à prematuridade, chegando ao consenso de 39 semanas.

Qual a diferença de um bebê nascer com 37 ou mais de 39 semanas?

Estudos indicam que bebês nascidos a partir de 39 semanas são menos propensos a certas complicações de saúde, como problemas respiratórios, em comparação àqueles nascidos com 37 semanas.

Duas semanas a mais no útero permitem, por exemplo, que o cérebro do bebê, os pulmões e o fígado estejam mais maduros. Bebês nascidos com 39 ou 40 semanas também tendem a ter menos intercorrências de visão e de audição.

Outra vantagem é que costumam ganhar mais peso, mamar e engolir melhor nos primeiros dias de vida.

É importante ainda lembrar que a idade gestacional de fato do bebê pode ter uma diferença de até duas semanas com o que se imaginava, mesmo para quem tenha feito ultrassonografias desde o início da gravidez.

Assim, alguém que, erroneamente, acreditava estar de 37 semanas para já agendar uma cesariana poderia, teoricamente, acabar dando à luz com 35 semanas.

Em média, uma gestação dura cerca de 40 semanas (280 dias), a partir do primeiro dia da última menstruação. É desse jeito que o obstetra calcula a data de nascimento do bebê.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Agosto de 2017
Sábado, 19 de Agosto de 2017
20:38
Para o fim de semana
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Agosto de 2017
Quinta, 17 de Agosto de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)