Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

28/11/2015 09:00

Entenda o que é a gravidez a termo

BabyCenter

Hoje em dia uma gravidez é considerada "a termo" a partir de 39 semanas. Antes disso, o bebê ainda não está totalmente pronto para nascer e é melhor não agendar o parto, a menos que haja risco para a saúde da mãe ou do filho.

Há alguns anos acreditava-se que crianças nascidas entre 37 e 42 semanas, sem sinais de sofrimento fetal, tinham probabilidade igual de serem saudáveis, e, por essa razão, os obstetras consideravam gestações a termo já a partir de 37 semanas.

Mas, com base em novas pesquisas sobre desenvolvimento fetal, entidades internacionais e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) decidiram revisar a definição do tempo ideal para o bebê nascer com menores chances de problemas relacionados à prematuridade, chegando ao consenso de 39 semanas.

Qual a diferença de um bebê nascer com 37 ou mais de 39 semanas?

Estudos indicam que bebês nascidos a partir de 39 semanas são menos propensos a certas complicações de saúde, como problemas respiratórios, em comparação àqueles nascidos com 37 semanas.

Duas semanas a mais no útero permitem, por exemplo, que o cérebro do bebê, os pulmões e o fígado estejam mais maduros. Bebês nascidos com 39 ou 40 semanas também tendem a ter menos intercorrências de visão e de audição.

Outra vantagem é que costumam ganhar mais peso, mamar e engolir melhor nos primeiros dias de vida.

É importante ainda lembrar que a idade gestacional de fato do bebê pode ter uma diferença de até duas semanas com o que se imaginava, mesmo para quem tenha feito ultrassonografias desde o início da gravidez.

Assim, alguém que, erroneamente, acreditava estar de 37 semanas para já agendar uma cesariana poderia, teoricamente, acabar dando à luz com 35 semanas.

Em média, uma gestação dura cerca de 40 semanas (280 dias), a partir do primeiro dia da última menstruação. É desse jeito que o obstetra calcula a data de nascimento do bebê.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)