Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Entenda o que é a gravidez a termo

BabyCenter - 28 de novembro de 2015 - 09:00

Hoje em dia uma gravidez é considerada "a termo" a partir de 39 semanas. Antes disso, o bebê ainda não está totalmente pronto para nascer e é melhor não agendar o parto, a menos que haja risco para a saúde da mãe ou do filho.

Há alguns anos acreditava-se que crianças nascidas entre 37 e 42 semanas, sem sinais de sofrimento fetal, tinham probabilidade igual de serem saudáveis, e, por essa razão, os obstetras consideravam gestações a termo já a partir de 37 semanas.

Mas, com base em novas pesquisas sobre desenvolvimento fetal, entidades internacionais e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) decidiram revisar a definição do tempo ideal para o bebê nascer com menores chances de problemas relacionados à prematuridade, chegando ao consenso de 39 semanas.

Qual a diferença de um bebê nascer com 37 ou mais de 39 semanas?

Estudos indicam que bebês nascidos a partir de 39 semanas são menos propensos a certas complicações de saúde, como problemas respiratórios, em comparação àqueles nascidos com 37 semanas.

Duas semanas a mais no útero permitem, por exemplo, que o cérebro do bebê, os pulmões e o fígado estejam mais maduros. Bebês nascidos com 39 ou 40 semanas também tendem a ter menos intercorrências de visão e de audição.

Outra vantagem é que costumam ganhar mais peso, mamar e engolir melhor nos primeiros dias de vida.

É importante ainda lembrar que a idade gestacional de fato do bebê pode ter uma diferença de até duas semanas com o que se imaginava, mesmo para quem tenha feito ultrassonografias desde o início da gravidez.

Assim, alguém que, erroneamente, acreditava estar de 37 semanas para já agendar uma cesariana poderia, teoricamente, acabar dando à luz com 35 semanas.

Em média, uma gestação dura cerca de 40 semanas (280 dias), a partir do primeiro dia da última menstruação. É desse jeito que o obstetra calcula a data de nascimento do bebê.

SIGA-NOS NO Google News