Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Maio de 2019

Últimas Notícias

10/04/2019 11:00

Entenda como se formam as estrias e saiba que como tratá-las

Gazeta Esportiva

Os períodos de outono e inverno, naturalmente mais frios, são ideais para o tratamento de estrias no corpo, uma vez que as técnicas utilizadas requerem cuidados e afastamento da radiação solar. “Essas rupturas das fibras de colágeno e elastina têm maior incidência entre mulheres, que representam 80% dos casos”, explica o dermatologista Dr. Jardis Volpe, de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Com essa ruptura, o sangue extravasa, inundando as fibras e deixando-as com aspecto arroxeado ou rosado e, depois, há uma substituição por um tecido fibroso, com aspecto de cicatriz (são as estrias brancas)”, completa Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA — Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC.

Onde aparecem — De acordo com o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da SBD, as áreas mais afetadas são: abdômen, seios, interna de coxas e glúteos. “Nas mulheres, durante a gravidez, as estrias surgem porque é justamente nesse período que acontece uma distensão imensa dos tecidos, principalmente nessas regiões”, comenta o Dr. Abdo.

Causas — O dermatologista Dr. Jardis explica que o ganho-perda de peso favorecem o aparecimento das estrias. “A briga contra a balança mesmo em pessoas magras que variem 2 ou 3 kg é suficiente para o aparecimento de estrias; além disso, temos a má alimentação com excesso de açúcar, gordura saturada e excesso de sal, dentre outros motivos”. O dermatologista Dr. Abdo Salomão complementa que atletas também podem sofrer com o problema. Para evitar isso, ele recomenda principalmente uma alimentação adequada, comendo proteína três vezes por semana e bebendo muita água. “Segunda dica: é importante usar hidratantes locais na pele. Existem produtos específicos para isso, com componentes que hidratam e melhoram a elasticidade da pele, de forma preventiva. Terceira dica é fazer exercício físico programado, sem excessos”, explica Dr. Abdo.

Como tratar (no consultório) — “Existem vários tratamentos para estrias, desde cremes à base de ácido retinóico e ácido glicólico, até lasers. Hoje em dia, também temos microagulhas de ouro com radiofrequência que são eficientes”, explica o dermatologista Dr. Abdo, citando o Eletroderme, um sistema de radiofrequência microagulhada da multiplataforma Solon. “As agulhas ultrapassam a epiderme, emitindo ondas eletromagnéticas apenas nas camadas mais profundas da pele, preservando a superfície. Isso faz com que a temperatura da derme chegue até a 70ºC, estimulando a produção de colágeno e refazendo as fibras rompidas”, afirma o dermatologista. Eletroderme provoca o estímulo da regeneração celular por meio do processo de cicatrização, proliferação de células-tronco e estímulo da síntese de elastina, da neocolagênese (produção de colágeno) e angiogênese (proliferação de vasos sanquíneos). “Esta técnica pode ter ação até a derme média e, por possuir radiofrequência, realiza pontos de coagulação de efeito térmico sem nenhuma interação com a epiderme”, acrescenta Dr. Abdo. São necessárias quatro sessões.

A dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da SBD e da Academia Americana de Dermatologia, indica o procedimento Endymed Pro 3 Deep RF. “O médico pode escolher a profundidade de 0,1 mm até 3,5 mm, dependendo da indicação e a área a ser tratada. A radiofrequência serve para coagular os vasos e evitar sangramento durante o procedimento”, comenta a dermatologista. “Há o estímulo de colágeno em todas as camadas que a agulha perfurar. O material ouro é o mais nobre para o desenho do corte da agulha, diminuindo o incomodo da penetração e auxilia na condução da radiofrequência dentro da pele”. O procedimento pode ser feito conjuntamente com drug delivery — distribuição de substâncias cicatrizantes após a perfuração das microagulhas. As sessões têm intervalo de quatro a oito semanas e o número depende do tamanho e profundidade das estrias.

O que fazer em casa — O uso de cremes específicos pode prevenir o aparecimento de novas estrias e tornar menos visíveis as já existentes. A farmacêutica e especialista em dermo e nutricosméticos Mika Yamaguchi, diretora científica da Biotec, explica que, além das substâncias como ácido glicólico e retinóico, cremes regeneradores com Hydroxyprolisilane CN e Hyaxel podem ajudar. “Hydroxyprolisilane CN ajuda na organização do tecido conjuntivo, melhorando o processo de cicatrização, estimulando a produção de colágeno e elastina de boa qualidade. Já o Hyaxel, um ácido hialurônico fracionado ligado ao silício orgânico, estimula a reepitelização e também aumenta a expressão gênica das aquaporinas e proteínas da hidratação melhorando a função de barreira e a textura da pele”, explica. A farmacêutica explica que vitaminas orais como Exsynutriment e Bio-Arct, juntas, podem ajudar na síntese de colágeno e no estímulo à energia mitocondrial das células, ajudando no tratamento.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Maio de 2019
Domingo, 19 de Maio de 2019
13:49
Costa Rica
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
05:03
Campeonato Brasileiro de Futebol
Sábado, 18 de Maio de 2019
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)