Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Entenda a diferença entre diarreia e disenteria

EPharma Notícias - 25 de março de 2016 - 13:40

Não há mãe que não se preocupe com a saúde de seu filho. E mesmo para aquelas que não são mães de primeira viagem, é comum surgirem dúvidas com relação ao aparecimento de alguns sintomas nos pequenos. Um exemplo é quando a criança apresenta fezes um pouco mais amolecidas. Nesse cenário, como saber se a criança está com diarreia ou com disenteria? Qual tratamento adotar?

Tanto na diarreia como na disenteria ocorre uma perda de água e eletrólitos, que resulta no aumento do número de evacuações. “Em ambas as doenças, a criança apresenta a diminuição da consistência das fezes”, descreve a gerente médica da unidade Medicamento Isento de Prescrição (MIP) do Aché Laboratórios, Dra. Talita Poli Biason.

O que diferencia uma da outra é, em especial, o aparecimento de sangue nas fezes. “Chamamos de disenteria quando, além da alteração na frequência e consistência, há presença de sangue e muco nas fezes”, esclarece a médica. “A disenteria é resultado de um processo inflamatório intestinal intenso que provoca, geralmente, lesão das células intestinais e o consequente aparecimento de sangue nas fezes”, acrescenta. Os episódios de evacuações podem ter duração que variam entre poucos ou até 14 dias.

A causa da diarreia aguda em crianças, em grande parte dos casos, é a infecção por vírus, bactérias ou outros parasitas. “Os vírus são os principais agentes causadores da diarreia, de forma geral, na população pediátrica. Já a desinteria é, comumente, causada por bactérias específicas, como alguns tipos de Eschericia Coli e Shiguella”, informa a médica.

SIGA-NOS NO Google News