Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/10/2004 15:00

Ensino superior tem mais vagas que alunos, aponta censo

Marina Miranda / Campo Grande News

O Censo do Ensino Superior, divulgado há pouco pelo MEC (Ministério da Educação), mostra que o número de vagas na graduação supera o número de alunos concluintes do ensino médio. Foram abertas, em 2003, dois milhões de vagas ante 1,9 milhão de estudantes concluintes em 2002.
O número de vagas teve crescimento de 12,9% em relação ao ano anterior. Sendo que nos estabelecimentos de ensino superior privado o crescimento foi de 16,5% e nas instituições públicas registrou-se uma redução de 4,8% - 15,4% nas estaduais, de 2,2% nas federais e um incremento de 23,2% nas municipais.
O decréscimo nas vagas do setor público não resultou em redução no número de matrículas, que, ao contrário, aumentaram 8,1%. Nas instituições federais, as matrículas de 2002 cresceram 6,8%, o maior índice dos últimos três anos. Segundo a pesquisa, a queda do número de vagas no setor pode ser explicada pelo aumento, em 2001 e 2002, na oferta de vagas para cursos de formação de professores, o que não voltou a acontecer em 2003.
O setor privado chegou a ter 42% de vagas ociosas, já as instituições públicas tiveram 5,1%. A diferença entre o número de vagas oferecidas por todos os processos seletivos e o número de ingressos no conjunto das instituições de educação superior foi de 36,9%.
O índice de ociosidade no número de vagas oferecidas nas instituições privadas era de 37,4%, em 2002, o que significa que houve um aumento de quase cincos pontos percentuais em um ano. Entre as públicas, não houve modificação na quantidade de vagas ociosas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)