Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/11/2005 16:20

Ensino superior tem 60 dias para se adequar a LDB

Irene Lôbo

As instituições de ensino superior terão um prazo de 60 dias para se adequar às duas exigências da Lei de Diretrizes e Bases (LDB): ter pelo menos um terço de professores que sejam mestres e doutores e um terço que trabalhe em regime de dedicação integral.

O despacho ministerial que estabelece o prazo foi assinado hoje (11) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante a apresentação do Cadastro Nacional de Docentes da Educação Superior 2005.

De acordo com o estudo, 96,4% das universidades públicas (81 de 84) cumprem a determinação de terem um terço dos professores com mestrado ou doutorado. Nas universidades privadas a média também é 95,3% (82 de 86). O problema está nos centros universitários, onde apenas 58,7% estão de acordo com a lei. Dos 104 existentes no país, apenas 61 cumprem a determinação.

Em relação à obrigação de que um terço dos professores seja contratado em tempo integral, a diferença entre as universidades públicas e privadas é maior. Enquanto 91,7% das universidades públicas cumprem a determinação, nas universidades privadas esse percentual cai para 24,4%.

O ministro determinou que a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) seja responsável pela notificação das instituições de ensino superior que deixarem de cumprir as duas normas.

Em 60 dias, todas as instituições que não cumprem a lei devem apresentar as razões ou justificativas ao MEC, sob pena de terem que responder a processo administrativo que pode resultar em suspensão temporária da autonomia universitária, condição essencial para a abertura de novos cursos.

"As instituições até esse momento foram convidadas a preencher um formulário eletrônico, então nós estamos abrindo um prazo para que elas se justifiquem. Se elas não fizerem, aí sim, o Conselho Nacional de Educação deve ser comunicado. Para amparar o direito de defesa, estamos abrindo um prazo de 60 dias para que as justificativas sejam apresentadas", explicou o ministro.

Sobre a greve dos professores das universidades federais, que teve início no dia 30 de agosto, o ministro afirmou que a última proposta apresentada à categoria traz ganhos reais para os docentes.

"A proposta levada às categorias dispõe que todos os docentes e técnicos administrativos do sistema federal terão ganhos acima da inflação durante este mandato. Essa recuperação já está sendo feita, nós projetamos a inflação estimada para 2006 e fizemos os cálculos necessários para que este compromisso seja definitivamente cumprido", disse ele. Uma das principais reivindicações dos professores é o reajuste de 18% como parte de recomposição salarial, além de reajuste no salário base.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)