Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ensino noturno terá metodologia diferenciada em 2004

Danielle Benites - SED - 24 de outubro de 2003 - 08:51

O ensino noturno vai sofrer mudanças, para melhorar o rendimento escolar e reduzir o índice de evasão de seus alunos. As propostas de alterações já estão em discussão no Estado e devem vigorar a partir do ano que vem.

Nos meses de outubro e novembro, a Secretaria de Estado de Educação vai promover o I Seminário Estadual do Ensino Noturno e Educação de Jovens e Adultos. Todas as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul farão parte das discussões das propostas de trabalho diferenciadas para o ensino noturno.

De acordo com a coordenadora de Educação Básica, Irene Souza Diniz Pereira, desde 1990 o Estado vêm tentando seguir as orientações do Ministério da Educação, de trabalhar com um olhar diferente nas classes noturnas. A maioria dos alunos que estudam a noite é trabalhadora, com idade mais avançada e, portanto, necessitam de práticas pedagógicas distintas, com horários flexíveis.

Cerca de 250 representantes das escolas estaduais de Campo Grande e municípios da região central reuniram-se, ontem e hoje (23), para conhecer as novas propostas formuladas pela SED e também metodologias adotadas por algumas unidades de ensino do Estado.

Irene explica que existem escolas que já trabalham com propostas diferenciadas para os alunos da noite. No entanto, essa prática não é feita de maneira uniforme, o que dificulta o acompanhamento por parte da Secretaria de Educação.

Participação

No início do ano, todas as escolas da rede estadual responderam a um questionário sobre o ensino noturno e, com base nas reivindicações dos educadores que atuaram nesse período, foram formuladas as novas propostas. “Nós buscamos uma forma democrática para reorganizar o ensino noturno”, comenta Irene.

Entre os principais pontos da reestruturação estão a flexibilização da carga horária e implantação da Educação de Jovens e Adultos em toda a rede estadual. Entre as discussões também está a inserção da educação física na grade das turmas da noite. Cada escola fará a sua opção ou pelo regime seriado ou pela aceleração de ensino da EJA.

Além de Campo Grande, os municípios-pólo de Anastácio, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas estarão recebendo representantes de suas regiões para discutir as novas propostas. Todas as unidades terão 15 dias para escolher seus métodos de ensino, que entraram em vigor a partir de 2004.




SIGA-NOS NO Google News