Cassilândia, Terça-feira, 22 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

24/10/2003 08:51

Ensino noturno terá metodologia diferenciada em 2004

Danielle Benites - SED

O ensino noturno vai sofrer mudanças, para melhorar o rendimento escolar e reduzir o índice de evasão de seus alunos. As propostas de alterações já estão em discussão no Estado e devem vigorar a partir do ano que vem.

Nos meses de outubro e novembro, a Secretaria de Estado de Educação vai promover o I Seminário Estadual do Ensino Noturno e Educação de Jovens e Adultos. Todas as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul farão parte das discussões das propostas de trabalho diferenciadas para o ensino noturno.

De acordo com a coordenadora de Educação Básica, Irene Souza Diniz Pereira, desde 1990 o Estado vêm tentando seguir as orientações do Ministério da Educação, de trabalhar com um olhar diferente nas classes noturnas. A maioria dos alunos que estudam a noite é trabalhadora, com idade mais avançada e, portanto, necessitam de práticas pedagógicas distintas, com horários flexíveis.

Cerca de 250 representantes das escolas estaduais de Campo Grande e municípios da região central reuniram-se, ontem e hoje (23), para conhecer as novas propostas formuladas pela SED e também metodologias adotadas por algumas unidades de ensino do Estado.

Irene explica que existem escolas que já trabalham com propostas diferenciadas para os alunos da noite. No entanto, essa prática não é feita de maneira uniforme, o que dificulta o acompanhamento por parte da Secretaria de Educação.

Participação

No início do ano, todas as escolas da rede estadual responderam a um questionário sobre o ensino noturno e, com base nas reivindicações dos educadores que atuaram nesse período, foram formuladas as novas propostas. “Nós buscamos uma forma democrática para reorganizar o ensino noturno”, comenta Irene.

Entre os principais pontos da reestruturação estão a flexibilização da carga horária e implantação da Educação de Jovens e Adultos em toda a rede estadual. Entre as discussões também está a inserção da educação física na grade das turmas da noite. Cada escola fará a sua opção ou pelo regime seriado ou pela aceleração de ensino da EJA.

Além de Campo Grande, os municípios-pólo de Anastácio, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas estarão recebendo representantes de suas regiões para discutir as novas propostas. Todas as unidades terão 15 dias para escolher seus métodos de ensino, que entraram em vigor a partir de 2004.




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
09:00
Santo do Dia
Domingo, 20 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)