Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/12/2004 09:09

Ensino médio terá currículo reformulado em 2005

ACS - MEC

A contextualização do aprendizado e a interdisciplinaridade das matérias serão prioridade da reforma curricular do ensino médio em 2005. As mudanças ocorrerão a partir de uma série de encontros promovidos pelo Ministério da Educação com a participação de equipes técnicas das secretarias estaduais, professores e estudantes da rede pública de ensino.


A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) realiza, desde outubro, ciclos de debates, organizados em seminários regionais, além de um seminário nacional. Os encontros continuam até março do próximo ano. A partir dessas reuniões, serão elaboradas as mudanças no currículo. Segundo a diretora do Ensino Médio da SEB, Lucia Helena Lodi, “o desafio é fazer com que os professores se apropriem da proposta de trabalho da organização do currículo, numa aprendizagem efetiva”.


Hoje, a principal meta é levar as diretrizes curriculares até o professor. “O educador desconhece estas propostas”, explica a secretária. Segundo ela, não será elaborado um novo currículo. Alguns aspectos é que serão revistos. Menos de 50% do atual currículo será modificado. As disciplinas que provavelmente sofrerão alterações são as de educação física, filosofia e artes.


O grande desafio é fazer com que os professores elaborem os seus programas em grupos, proporcionando a integração das diferentes matérias por meio do conhecimento conjunto. Exemplo disso seria a aproximação das disciplinas de geografia e história e, também, de matemática e física.


Fórum – O atual governo propõe a instituição de um fórum curricular permanente a respeito da educação média levando em consideração a reorganização da escola e das práticas pedagógicas. A reformulação na proposta curricular pretende ser coerente com os interesses e necessidades dos alunos e da comunidade.


O Ministério da Educação quer consolidar o currículo a partir do aluno-sujeito, abrangendo todas as dimensões da vida, de tal forma que a escola incorpore a cultura técnica e a cultura geral na formação plena das pessoas e na produção contínua de conhecimentos.


Repórter: Sandro Santos

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)