Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 17 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ensino Médio agora terá Sociologia e Filosofia em MS

Marta Ferreira/Campo Grande News - 01 de novembro de 2007 - 10:06

Deliberação do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul baixada no dia 22 de outubro, e homologada hoje pela secretária de Educação, Maria Nilene Badeca, torna obrigatório o ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio nas escolas do Estado, tanto na rede pública quanto na privada. A determinação se baseia em uma indicação de conselheiros do órgão, aprovada em reunião plenária realizada no dia 11 de setembro.

Pela definição dos conselheiros que, tanto a legislação federal, quanto a estadual permitem a volta das disciplinas na grade do Ensino Médio. Filosofia e Sociologia, hoje típicas do Ensino Superior, já foram ensinadas em fases anteriores da escola no Brasil.

Conforme a deliberação, nas escolas onde o currículo é flexível, sem a divisão por disciplinas, o conteúdo terá de incluir assegurar
“tratamento interdisciplinar e contextualizado, visando ao domínio de conhecimentos de Filosofi a e Sociologia”.

Quando aos professores que ficarão responsáveis pelas disciplinas, a determinação é que sejam, preferencialmente, especialistas na área, com nível superior Filosofia, Sociologia ou Ciências Sociais. Caso não se encontrem profissionais formados, podem ser contratados llicenciados em Pedagogia ou História e, como última opção, licenciados em outras áreas.

Porque estudar ? – Na indicação que deu origem à deliberação, a justificativa para tornar as disciplinas obrigatórias, é que elas são necessárias ao exercício da cidadania.

“Por meio da Filosofia e da Sociologia, o estudante se capacita para vivenciar a lógica, a ética e a moral, todas subjacentes às demais áreas do conhecimento e/ou disciplinas. É no Ensino Médio, etapa fi nal da educação básica, que se consolidam os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e é, portanto, essa a etapa em que a Sociologia e a Filosofi a contribuirão efetivamente com a formação do educando
para o exercício da cidadania”, afirma o texto.

SIGA-NOS NO Google News