Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

01/11/2007 10:06

Ensino Médio agora terá Sociologia e Filosofia em MS

Marta Ferreira/Campo Grande News

Deliberação do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul baixada no dia 22 de outubro, e homologada hoje pela secretária de Educação, Maria Nilene Badeca, torna obrigatório o ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio nas escolas do Estado, tanto na rede pública quanto na privada. A determinação se baseia em uma indicação de conselheiros do órgão, aprovada em reunião plenária realizada no dia 11 de setembro.

Pela definição dos conselheiros que, tanto a legislação federal, quanto a estadual permitem a volta das disciplinas na grade do Ensino Médio. Filosofia e Sociologia, hoje típicas do Ensino Superior, já foram ensinadas em fases anteriores da escola no Brasil.

Conforme a deliberação, nas escolas onde o currículo é flexível, sem a divisão por disciplinas, o conteúdo terá de incluir assegurar
“tratamento interdisciplinar e contextualizado, visando ao domínio de conhecimentos de Filosofi a e Sociologia”.

Quando aos professores que ficarão responsáveis pelas disciplinas, a determinação é que sejam, preferencialmente, especialistas na área, com nível superior Filosofia, Sociologia ou Ciências Sociais. Caso não se encontrem profissionais formados, podem ser contratados llicenciados em Pedagogia ou História e, como última opção, licenciados em outras áreas.

Porque estudar ? – Na indicação que deu origem à deliberação, a justificativa para tornar as disciplinas obrigatórias, é que elas são necessárias ao exercício da cidadania.

“Por meio da Filosofia e da Sociologia, o estudante se capacita para vivenciar a lógica, a ética e a moral, todas subjacentes às demais áreas do conhecimento e/ou disciplinas. É no Ensino Médio, etapa fi nal da educação básica, que se consolidam os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e é, portanto, essa a etapa em que a Sociologia e a Filosofi a contribuirão efetivamente com a formação do educando
para o exercício da cidadania”, afirma o texto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)