Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/11/2004 14:10

Ensino Fundamental de nove anos terá apoio do MEC

Sonia Jacinto / ACS

Ocorreu no final da tarde desta sexta-feira, 19, no Hotel Grand Bittar, em Brasília, o encerramento do encontro nacional Educação Fundamental de Nove Anos, promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). O evento, que serviu de base para o lançamento do documento Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações Gerais, reuniu cerca de 250 participantes que representaram aproximadamente 200 secretarias estaduais e municipais de educação.

Os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e os municípios de Sobral (CE), Porto Alegre (RS), Americana (SP) e Blumenau (SC) apresentaram as suas experiências.

“O desejo dos sistemas de ampliar o ensino fundamental vai encontrar por parte do MEC uma parceria que fornecerá elementos para essa ampliação. O MEC como indutor de políticas está fazendo a sua parte”, disse Shoko Kimura, coordenadora-geral do ensino fundamental do MEC. O encontro contou também com a apresentação de palestras de profissionais da área e com o relato e apresentação de experiências dos estados e municípios que já fizeram a implantação dos nove anos de ensino fundamental.

O documento produzido pelo MEC, que objetiva ser um dos instrumentos do programa de ampliação do ensino fundamental, teve por base questões levantadas e discutidas em sete encontros regionais. Trata-se de uma cartilha com 27 páginas e um sumário que aborda os temas Educação com Qualidade Social; Ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos; Organização do Trabalho Pedagógico; e Recomendação de Leitura Complementar.

Políticas – De acordo com Kimura, o MEC planeja para 2005 a produção dos anais deste encontro para nortear a implementação de políticas de educação básica, responsabilidade de estados e municípios. Desta forma o ministério pretende elaborar uma proposta de mudança e apresentá-la às secretarias estaduais e municipais de educação. A ampliação está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 20 de dezembro de 1996, e no Plano Nacional de Educação.

“As palestras apresentadas serviram para subsidiar as discussões. Do resultado dos grupos foi possível obter-se dados sobre ciclo, séries, e se existe ou não o apoio pedagógico, plano de carreira, ou como é a nomenclatura que se usa. Essas questões nós vamos sistematizar e devolver para os diversos sistemas fazerem a sua parte, que também é de implementadores locais”, disse Shoko Kimura.

Participaram do encontro secretarias estaduais e municipais de educação que já ampliaram o ensino fundamental, representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e das universidades que fazem parte dos centros que integram a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (Rede).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)