Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 7 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Enjoo na gravidez

BabyCenter Brasil - 23 de janeiro de 2016 - 09:00

Não existe uma explicação isolada para a náusea da gravidez. O mais provável é que a culpa seja a combinação de todas as mudanças físicas que estão acontecendo ao mesmo tempo no seu corpo.

Entre essas mudanças estão a rápida elevação nos seus níveis de estrogênio, a presença do hormônio hCG, o olfato mais apurado, a maior acidez do estômago e o cansaço.

Não serve muito de consolo, mas saiba que entre 75 e 80 por cento de todas as grávidas passam as primeiras semanas de gestação com a sensação de que podem vomitar a qualquer momento.

E 50 por cento das grávidas vomitam mesmo.

Mas não é porque o enjoo é comum e normal que não deva ser tratado. Converse com o médico sobre o enjoo e o quanto ele está afetando sua vida e sua alimentação.
Quanto tempo o enjoo vai durar?

Uma gestação nunca é igual à outra, e a mesma coisa vale para o enjoo -- para cada pessoa é diferente, e até de gravidez para gravidez. A sensação de náusea pode durar algumas semanas ou alguns meses; só em casos raros persiste por mais tempo.

No final do terceiro mês, metade das mulheres que sofrem com os enjoos melhoram. Mas o enjoo pode ir e vir durante a gestação, muitas vezes deflagrado por determinados cheiros, que variam de pessoa para pessoa.

Em algumas mulheres, o enjoo dura até o fim da gravidez.
E se eu não conseguir segurar nada no estômago?

Fale com o médico. Pode ser uma síndrome chamada hiperemese gravídica, o excesso de vômito na gravidez, que é bem rara, mas tem tratamento. Você também deve pedir ajuda se não estiver conseguindo comer.

Se não for tratado, o vômito excessivo pode levar à desnutrição, à desidratação e outras complicações para você e para o bebê.

O médico pode ajudar, durante uma crise de vômitos, prescrevendo uma dieta especial ou remédios, sugerindo repouso ou até internando você no hospital.

Se você estiver desidratada, pode ter que tomar soro na veia, para repor líquidos, glicose e eletrólitos. Também pode receber medicamentos para aliviar a náusea e os vômitos.

Caso você esteja também com febre, diarreia ou muito mal-estar, procure o médico, porque pode estar com alguma infecção ou intoxicação alimentar que precise de tratamento específico.
É verdade que o enjoo é sinal de que a gravidez vai bem?

Se serve de consolo para quem está sofrendo com o enjoo, sim, é verdade que o enjoo indica a presença dos hormônios que sustentam a gravidez, portanto é um "bom" sinal.

Por outro lado, não é mau sinal não ter enjoo. Ao contrário: pode ser sinal de sorte da grávida, que não vai ter de conviver com a desagradável sensação de estar à beira do vômito o tempo todo.

É bom saber também que o enjoo por si só não afeta o bem estar do bebê.
Há algo que eu possa fazer para me sentir melhor?

Não existe solução mágica para o enjoo, mas há algumas medidas que você pode tomar para tentar se sentir mais disposta.

Procure não ficar em jejum por mais de três horas, porque o jejum favorece a náusea. Tente seguir o que seu corpo indica: coma só o que apetecer, porque a chance de essa comida ficar no estômago é maior.

SIGA-NOS NO Google News